Suzuki Burgman Fuel Cell Scooter movida a células de hidrogênio



  

A Suzuki vai colocar em testes uma scooter ecológica movida a células de hidrogênio, o que promete ser uma grande revolução para o mundo das duas rodas. O protótipo, chamado Burgman Fuel Cell Scooter, havia sido apresentado em 2009, e agora vai para a fase final de testes, em Londres.

A montadora japonesa pretende começar a fabricação a partir de 2015. A demora se deve à homologação da novidade, que deve ser feita em cada país componente da União Européia, primeiro grande mercado em que a scooter com zero emissão de poluentes deve ser vendida.

Para funcionar, o sistema de alimentação da Burgman armazena as células de hidrogênio em alta pressão. Após o processo de “queima”, que gera a energia para movimentar as rodas, nada de poluição é liberada na atmosfera. O sistema libera apenas vapor de água, segundo o site da Suzuki. A alimentação da célula de combustível é feita através de um tanque refrigerado a ar, com capacidade para 10 litros de hidrogênio.





Mas o "combustível" do modelo não virá somente do hidrogênio. Outra tecnologia utilizada pela fabricante é a de regeneração de energia cinética, que será armazenada através de uma bateria auxiliar, colocada no quadro da scooter.

 

Por André Gonçalves



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *