BorgWarner terá nova fábrica no Brasil



  

A BorgWarner, multinacional que produz componentes e sistemas para motores de veículos de passeio, utilitários leves e pesados, vai construir uma nova fábrica no interior de São Paulo, na cidade de Itatiba. A planta, cuja construção se inicia no final do ano, terá um investimento de R$ 70 milhões e deve ficar pronta até o final de 2012. Dentre os principais componentes desenvolvidos pela empresa destacam-se os turbocompressores e o comando de válvulas variáveis, tecnologias para melhorar o desempenho dos motores.

Com a nova fábrica, que terá maior capacidade de produção que a atual, instalada em Campinas, que deve ser fechada assim que a outra estiver pronta, os dirigentes da BorgWarner acreditam que irão contribuir para a popularização do turbo no mercado nacional, uma vez que algumas montadoras estão em negociações adiantadas para oferecer o componente nos carros fabricados por aqui. Essas montadoras são a Volkswagen, a Ford, a Fiat e a PSA Peugeot-Citroën.





No caso da Ford, a parceria com a BorgWarner está no novo motor EcoBoost 1.0, que estará presente em veículos globais da marca. Já com relação à Volkswagen, especula-se que a parceria renderia um novo bloco 1.4 turbo, para equipar uma versão mais esportiva do Gol. 

Por André Gonçalves



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *