Brasil e Alemanha – Fabricação de veículo com tecnologia de locomoção sustentável



  

Algumas instituições públicas brasileiras firmaram convênio com a Alemanha no intuito de desenvolver novas tecnologias para o funcionamento de motores de carros, visando reduzir a poluição.

Carros elétricos estão ficando cada vez mais populares em todo o mundo, e o Brasil e a Alemanha começam a pensar em sua própria tecnologia de locomoção sustentável.





A ideia dos dois países é criar um veículo que funcione com energia gerada a partir de resíduos de esgoto. A primeira frota de veículos montada com o novo tipo de motor deve ser produzida na cidade de Franca, interior do Estado de São Paulo. A ideia é transformar o gás liberado no processo do tratamento de esgoto em combustível, diminuindo o uso de petróleo e a emissão de gás carbônico na atmosfera terrestre.

A iniciativa é da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) em parceria com o Instituto Fraunhofer. O investimento previsto para a produção é de cerca de R$ 6 milhões, sendo que R$ 5,1 milhões provém do Ministério do Meio Ambiente alemão. O projeto já existe em algumas cidades do mundo e, segundo a Sabesp, os carros produzidos funcionam normalmente.

Por Mozart Artmann



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *