Mazda CX-5 terá sistema de proteção de motoristas



  

Cada vez mais a segurança do motorista é priorizada quando se faz um projeto para um novo automóvel. Foi o caso do crossover compacto CX-5. A montadora Mazda resolveu apelar para a proteção de motoristas distraídos que acabam por colidir com o carro até mesmo em baixa velocidade.

O novo sistema foi batizado de “Smart City Brake Support” (SCBS) e promete focar em colisões frontais. Ele consiste em um dispositivo implantado no exterior do próprio veículo que opera a uma velocidade de 4 a 30 km/h, com um sensor a laser no para-brisa para detectar obstáculos na frente do modelo seja ele qual for. Seu funcionamento é automático e a tecnologia ainda ajuda na frenagem, mesmo se a pessoa que estiver dirigindo deixar os pés no freio, calculando a distância para o que vier a frente.





Mesmo tirando o pé do freio, o SCBS ativa o sistema de travamento do CX-5, reduzindo a rotação do motor. O mais importante ainda é que o dispositivo não permite a aceleração não intencional mesmo se o motorista pressionar o acelerador ao invés do pedal do freio. Esse mecanismo ficou conhecido por “controle de aceleração de transmissão automática”.

Por Jéssica Monteiro

Fonte: G1



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *