Ponto cego – Novo espelho garantirá uma melhor visão aos motoristas



  

Graças à lataria do carro ou à falta de abrangência dos espelhos, os pontos cegos são uma realidade para todos os motoristas.

O ponto cego pode ser definido como uma área ao redor do veículo que não pode ser observada pelo motorista através dos espelhos retrovisores (tanto os laterais quanto o traseiro). Por não possibilitar que o motorista possua uma visão total do que acontece a sua volta, inúmeros acidentes são registrados diariamente em decorrência dessa "falta de visibilidade".

Entretanto, Andrew Hicks, pesquisador norte-americano da Drexel University, na Filadélfia, conseguiu patentear um espelho retrovisor que promete acabar com esse problema.

Garantindo uma visão de até 45°, o espelho curvo desenvolvido pelo pesquisador irá possibilitar um aumento de até três vezes no campo de visão dos motoristas. Atualmente, os espelhos retrovisores laterais possuem campos de visão que variam entre 15 e 17 graus.





A novidade consiste em um espelho composto por pequenos outros espelhos, que possuem angulações distintas. Desta forma, cada raio de luz incidirá com uma angulação diferente, permitindo, ao motorista, uma visão mais ampla (embora ligeiramente distorcida) sobre seu redor. Para ter uma ideia da inovação, basta pensar em uma daquelas bolas de discotecas.

De acordo com o inventor, algumas empresas especializadas na produção de espelhos retrovisores já demonstraram interesse no produto, entretanto, a novidade ainda irá demorar alguns anos para ser disponibilizada em automóveis comerciais.

Por Rodrigo Alves de Oliveira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *