AGV – Novo carro-robô criado por estagiários da Volkswagen



  

Na unidade fabril de São José dos Pinhais, localizada no Paraná, uma equipe de estagiários efetuou um trabalho conjunto que resultou na criação de um carro-robô que funciona transportando peças na fábrica. Nomeado de Automatic Guided Vehicle (AGV), a invenção foi desenvolvida com tecnologia da empresa e possui peças nacionais. Além disso, não é necessário um operador para guiá-lo, pois ele segue um caminho pré-definido.

Esta inovação resultou de um exercício de aprendizado orientado pelos Técnicos e Engenheiros da Volkswagen e será utilizada como mais uma das ferramentas da linha de montagem a partir de outubro de 2012. O robô AGV é considerado como uma atualização de outras invenções do tipo presentes no setor. Com ajuste em sua velocidade de 10%, é um dos mais rápidos em suas funções. Fora isso, tem grande força de tração e é guiado através de apenas uma marcação com tinta no piso.





Nos robôs mais tradicionais, a vida útil das baterias é de 80 ciclos, já no robô feito pelos estagiários da Volks, a bateria aumentou para 200 ciclos a vida útil da engenhoca. Com isso, há uma redução nos custos em toda a empresa.

Por Marcelo Araújo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *