Volvo XC90 – Nova geração traz cabine requintada e propulsor D5 twin-turbodiesel



  

No início de 2014 a Volvo já começou a soltar as primeiras pistas sobre como seria a próxima geração do XC90. A montadora decidiu começar a mostrar o carro de dentro para fora começando exatamente pela cabine que, por sinal, é a mais requintada e de alto grau de sofisticação já feita pela fabricante sueca. A última novidade revelada diz respeito à linha de motores que deverá equipar a linha do SUV. A estreia está marcada para acontecer no mês de outubro de 2014 durante a realização do Salão de Paris. Entre as opções oferecidas pela montadora existe uma variedade de motores com quatro cilindros e uma versão híbrida.

A Volvo vai um pouco mais além e descreve sua novidade como o SUV mais eficiente e potente no mercado e ainda justifica porque diz isso. Dentre as opções de motor vamos encontrar um propulsor D5 twin-turbodiesel. São 225 cavalos e 47,93 kgfm de torque. O XC90 que for equipado com este motor terá uma média de consumo de combustível de cerca de 16,6 km/l segundo informações da marca. Não deixa de chamar a atenção o fato de que o número é até excepcional quando comparamos com tantos cavalos de potência.

Seguindo a linha Diesel teremos um propulsor D4 de 190 cv de potência com 40,79 kgfm de torque. Aqui o consumo fica em 20 km/l também segundo a montadora. É interessante observar que com os seus 190 cv, este SUV apresenta um consumo bem parecido com o do compacto Up! produzido pela Volkswagen. Este por sua vez é mais leve e tem menos cavalos do que o utilitário da Volvo, são cerca de 100 cv.

No caso dos motores a gasolina a Volvo apresenta um T6 turbo supercharged de 320 cv e 40,79 kgfm e também tem um T5 com capacidade de gerar 254 cv de potência e 35,69 kgfm de torque. Além dos já citados, também vamos encontrar uma versão híbrida plug-in de quatro cilindros, 2.0 turbo supercharged, que tem a função de agir sobre as rodas dianteiras enquanto que o eixo traseiro é alimentado por um elétrico de 80 cv.

Combinada a potência chegamos ao resultado de 400 cv e 65,26 kgfm de torque, o que não é nada mal. De acordo com a Volvo se usado em modo completamente elétrico o carro teria autonomia para 40 km.





Por Denisson Soares

 

Volvo XC90 2015

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *