Idade média dos veículos em circulação subiu no Brasil



  

Queda nas vendas de veículos fez com que a idade média dos modelos em circulação subisse.

Depois de terminados os incentivos governamentais para a compra de veículos novos no Brasil, o país agora tem observado, segundo dados estatísticos, que está havendo uma queda do número de vendas de veículos automotores, fator este que, consequentemente, está fazendo subir a idade média dos veículos em circulação no território nacional.

Foi verificado que a idade média da frota de veículos automotores no país voltou a subir no ano de 2014, idade esta que obteve uma queda nos anos passados e depois se manteve estável durante um ano. Essas pesquisas estão sendo realizadas pelo Sindicato das Indústrias de Autopeças (Sindipeças), pesquisas nas quais foi constatado que a média da idade dos automóveis comerciais leves, ônibus e caminhões que estão em circulação no território nacional é de 8 anos e 8 meses.

Só no ano de 2014, foi detectada uma queda nas vendas de 7,15%, fator este que acabou maximizando a queda de quase 1% mensurada no ano de 2013, ano em que foi encerrado o ciclo de um decênio de altas nos resultados.

Com este decréscimo nas vendas, a idade média da frota dos veículos automotores brasileiros em circulação retornou ao patamar que foi mensurado no ano de 2010. Outra constatação obtida através dos dados destas pesquisas foi a de que a relação existente entre o número de habitantes com o número de veículos caiu 40% na última década, tendo em vista que no ano de 2004, este percentual era de 8,1 habitantes para cada veículo e no ano de 2014 este índice foi de apenas 4,9 habitantes para cada veículo.  





O único índice individualizado que teve um aumento, mas mesmo assim muito reduzido foi o do número de motocicletas comercializadas no país no ano de 2014, pois foi verificado um acréscimo de apenas 0,5% em relação ao ano de 2004, dados estes que dão conta de que a frota de motocicletas em circulação no país em 2014 era de 13,12 milhões de unidades, contudo com este avanço muito reduzido a tendência natural é que a frota de motocicletas também tenha um envelhecimento rápido na sua idade média.

Por Adriano Oliveira

Carros

Foto: Divulgação



1 comentário em “Idade média dos veículos em circulação subiu no Brasil

  • Na próxima vez que o governo resolver incentivar a venda baixando o IPI dos veículos, sugiro fazer de modo diferente e utilizar o exemplo de como a Alemanha fez para eliminar seus veículos velhos com mais de 30, depois 25 e depois 20 anos em circulação. Literalmente comprar o veículo dando um crédito somente aproveitável na compra de um veículo novo. O veículo velho inspecionado recebe o documento que passa a ser validado no momento da entrega na concessionária. Esta por sua vez enviará o velho para o desmanche total não sendo possível o reaproveitamento das peças.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *