Volkswagen Golf reestilizado contará com controle por gestos



  

Nova tecnologia estará presente na reestilização do Golf, que estará no mercado no final de 2016.

Em nossas fantasias mais tecnológicas para o mundo automobilístico temos algumas ideias que achamos que levarão muito tempo para se realizar. Um carro controlado por gestos? Será possível? A Volkswagen garante que sim! A montadora confirmou a nova tecnologia já na reestilização do Golf, que estará disponível no mercado já no final de 2016. Quem confirmou a notícia foi o Dr. Heinz-Jakob Neuser, chefe de desenvolvimento da marca.

O novo Golf será o primeiro veículo a ter essa tecnologia, já apresentada experimentalmente na CES 2015, que acontece todos os anos em Las Vegas. Na ocasião, o modelo que era equipado com essa tecnologia era o  Golf R Touch concept.  O CES (Consumer Electronics Show) é um evento anual de tecnologia que mostra as mais recentes inovações no mundo automobilístico, para o público interessado nas novidades desse mundo.

A nova tecnologia conta com uma tela de 13 polegadas, tamanho de um tablet, que substituirá a atual tela central. A nova tela será sensível ao toque. Além disso, o novo modelo  terá cinco sensores no interior e três mostradores. A tela de instrumentos será a mesma utilizada no Audi TT.

Neuser afirmou que o futuro dos veículos da Volkswagen será utilizar essa mesma tecnologia também em outros modelos.

As inovações tecnológicas não param de crescer, e algumas automações de sistemas existem em alguns modelos já disponíveis no mercado. Essas automações levantam sempre a desconfiança nos críticos quanto à tomada rápida de decisões, que pode ser prejudicada pelos controles automatizados. Numa situação de risco, por exemplo, o motorista teria que rapidamente desligar os controles automáticos e retomar o controle do carro, mas no trânsito acidentes ocorrem em frações de segundos, o que faz com que esses sistemas sejam considerados perigosos por alguns especialistas. Uma tecnologia de controle por gestos aliada com sistemas de automação diminuiria o tempo da retomada do controle pelo motorista, reduzindo os riscos de acidentes.





Por Patrícia Generoso

Volkswagen Golf reestilizado

Volkswagen Golf reestilizado

Volkswagen Golf reestilizado

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *