Cuidados para evitar o desgaste desnecessário do carro



  

Algumas manias do motorista podem afetar a conservação do carro, por isso, algumas dicas são válidas para que o carro tenha uma vida útil maior.

O simples fato de você usar o seu carro, já resulta no desgaste do veículo: bateria, pneu, embreagem, freio e mais uma série de outras peças. Este desgaste é natural, mas o que muitos não sabem é que podemos evitar o desgaste em excesso do veículo, para isso basta tomarmos alguns cuidados simples, como veremos agora, que teremos nossocarro conservado por muito mais tempo.

Com a alta do petróleo, tem muito motorista andando por aí com o combustível na reserva e isso causa vários problemas para o veículo. A "reserva" somente poderá ser utilizada em uma situação de emergência. No dia a dia, jamais deixe a gasolina chegar a este nível, pois vai reduzir a vida útil de seu veículo.

Outro erro muito comum dos motoristas é manter o pé sobre o pedal da embreagem e muitos até alegam que não estão apoiando o pé, mas acabam apoiando sim, porque durante o percurso o carro passa por trepidações devido ao solo irregular e o pé vai forçando a embreagem de forma desnecessária. Se você tem essa mania, saiba que o desgaste da embreagem será muito grande, então se acostume a não deixar o pé sobre a embreagem, a não ser no momento da troca de marcha.

E os erros não param por aí, é só observar os motoristas passando sobre os "quebra-molas", muitos acham que passando com o veículo na diagonal, estarão reduzindo o tempo perdido, mas na verdade estão reduzindo é a vida útil do veículo, pois este movimento vai torcionar de forma excessiva toda a estrutura do carro. Ruídos, desalinhamento e outros problemas surgirão com o tempo, por isso sempre passe sobre os quebra-molas em linha reta.





E boa parte dos motoristas ainda tem o costume de deixar o carro em "ponto morto" nas descidas, achando que com isso estarão economizando combustível, mas é um grave erro porque esta atitude impede a ação do motor, sobrecarrega o sistema de freios do veículo e pode vir a causar um grave acidente!

No mais, é ficar atento à reposição da água, verificar o óleo e fazer a troca nos períodos recomendados e calibrar os pneus ao menos 1 vez por semana, assim você estará evitando o desgaste desnecessário do veículo.

Por Russel

Manutenção do carro

Foto: Divulgação



4 comentários em “Cuidados para evitar o desgaste desnecessário do carro

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *