Carro foi produzido utilizando peças impressas em 3D



  

Blade é o nome do novo carro que foi fabricado utilizando algumas peças impressa em impressora 3D.

As possibilidades que uma impressora 3D nos oferece estão maiores a cada dia. Além de pequenas peças com funcionalidade doméstica e empresarial, decoração, prototipagem e próteses, os designers avançaram mais uma vez. Dessa vez um carro foi fabricado utilizando peças impressas em 3D.

O projeto inovador é se uma Start-up da Califórnia, que espera que o seu novo modelo traga uma nova fabricação ao mundo automobilístico. O carro, batizado de Blade, teve parte de suas peças impressas, ao invés de fabricadas em uma linha de montagem, como a maioria dos veículos.

O carro, um supermodelo de 709 cv de potência é o primeiro, segundo a empresa, que utiliza esse método durante a sua fabricação. Além da inovação nas peças, o Blade pode ser abastecido tanto com gasolina quanto com gás natural, para fazer jus à fama de carro esportivo.

A ideia de fabricar peças individuais e impressas em 3D, veio da observação do fundador e diretor da Start-up fabricante do veículo (Divergent Microfactories). Segundo Kevin Czinger, a fabricação tradicional de automóveis está contribuindo para a destruição do planeta, e a utilização da tecnologia das impressoras 3D seria capaz de mudar isso radicalmente.

A ideia é diminuir as grandes fábricas montadoras de veículos, responsáveis por grandes emissões de carbono na atmosfera. Para a fabricação do supercarro, foram impressas peças de alumínio que foram usadas na conexão das fibras de carbono que formam o chassi do automóvel.

A fibra de carbono, aliás, é uma excelente opção para a diminuição de peso do veículo e para o aumento de sua velocidade. Pesando apenas 636 kg, o Blade alcança a potência de 706 cv e supera duas vezes o Bugatti Veyron na relação peso/potência. Embora a montadora não tenha divulgado ainda os dados de consumo do carro, sabe-se que a redução no peso total do veículo também ajuda a diminuir o consumo.





A empresa deseja, além de comercializar algumas unidades do Blade, fazer de tudo para que esse novo método de produção seja democratizado. Para isso eles pretendem popularizar o método até que este chegue a pequenos empreendedores de todo o mundo, para que outros carros com a mesma tecnologia sejam fabricados, ou mesmo outros produtos.

Será o futuro da fabricação dos carros? 

Por Patrícia Generoso

Carro Blade

Carro Blade

Carro Blade

Fotos: Divulgação



1 comentário em “Carro foi produzido utilizando peças impressas em 3D

  • Procurem na Amazon pelo livro “A verdade sobre as impressoras 3D” Recomendo para quem quer ter uma boa ideia do que essas impressoras realmente são capazes de fazer, pois a mídia muitas vezes distorce as coisas. É para iniciantes, se vc já tem entendimento ou experiência na área de impressoras 3D este livro NÃO lhe será útil.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *