Fiat pretende lançar uma chave com bafômetro



  

Fiat Safe Key é uma chave com bafômetro capaz de avaliar se o motorista fez ingestão de bebida alcoólica e se tem condições de dirigir. Previsão de lançamento é para o ano que vem.

A Fiat pretende lançar já no próximo ano a "chave com bafômetro" e, de acordo com a própria montadora, em apenas 1 segundo a chave é capaz de detectar se o motorista fez ingestão de bebida alcoólica. A intenção é que o motorista tenha sempre à mão um equipamento fácil de ser transportado e através do qual ele poderá se autoavaliar, para saber se tem ou não, condições de dirigir seu veículo.

A chave recebeu o nome de "Fiat Safe Key" e é parte de um projeto desenvolvido pela Fiat que busca conscientizar os motoristas sobre o risco de dirigir após o consumo de bebida alcoólica.

Fred Saldanha, que é diretor de criação da agência Isobar, é o responsável pela criação da campanha e disse que em alguns casos, apenas criar uma campanha de conscientização não é suficiente para fazer com que a pessoa realmente veja os riscos de beber antes de dirigir. Para Fred Saldanha, a intenção era desenvolver algo mais próximo do motorista, que não só o lembrasse de evitar a bebida alcoólica quando fosse dirigir, como também pudesse ajudá-lo a avaliar o seu real estado, pois acontece muito do motorista beber e achar que está em condições de dirigir, quando na verdade, não está.

O funcionamento da chave com bafômetro é muito simples, pois ela traz um mini-bafômetro acoplado a ela e em 1 segundo já consegue informar se o motorista ingeriu bebida alcoólica ou não. Se o resultado for positivo, vai ascender uma luz vermelha e neste caso, a chave que fica escondida, como se fosse um canivete, não será ejetada. Somente se o resultado for negativo é que a chave será projetada e, aí sim, o motorista poderá dar partida em seu veículo.

A chave com bafômetro da Fiat ainda faz mais para ajudar o motorista, pois se for detectado que ele não tem condições de dirigir, a chave enviará um sinal para o celular do motorista, via Bluetooth, se conectando a um aplicativo de táxis para solicitar o serviço, ou então envia uma mensagem, via SMS para um contato do motorista, previamente cadastrado, para que ele possa ir ajudá-lo.





A Safe Key da Fiat deverá chegar ao mercado já no próximo ano.

Por Russel

Fiat Safe Key

Fiat Safe Key

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *