Aniversário da BMW – Montadora completa Um Século de Existência



  

Montadora iniciou sua história como fabricante de motores para avião e hoje é uma das principais fabricantes de motos e carros de luxo.

É inegável o fato de que a BMW, com o passar dos anos, foi se tornando cada vez mais conhecida entre as principais fabricantes de carros de luxo do mundo. Em março deste ano a montadora completou seu primeiro século de existência. Entretanto, tão interessante e emocionante quanto os modelos da fabricante, é também a sua história.

A BMW foi profundamente marcada pela história Alemã. Pouca gente conhece esse fato, mas a fabricante de carros de luxo iniciou sua história com a produção de motores para aeronaves.

A trajetória da BMW teve seu início mais precisamente no dia 07 de março de 1916, data de seu “nascimento”. E aqui temos mais um pouco de história: O surgimento da marca se deu exatamente enquanto acontecia a Primeira Guerra Mundial. Na época, o nome passava longe do conhecido BMW. Chamava-se curiosamente de "Fábrica Bávara de Aviões".

Pouco depois de sua fundação, a Alemanha sofreu sua derrota na guerra. Posteriormente com a realização do Tratado de Versalhes, em 1919, o país ficou completamente proibido de continuar com a fabricação de aviões. Esse, fundamentalmente foi um dos principais motivos que obrigaram a marca a se reinventar e tomar outros rumos.

No ano de 1922, a BMW foi então refundada. Agora sob o nome de Fábrica Bávara de Motores. Nesse período, a marca adicionou ainda o logotipo nas cores azul e branco no formato de hélice. Esse emblema remete a dois pontos fundamentais: As cores do estado alemão (do qual era originária) e o início de sua história no setor da aviação.





Manfred Grunert, historiador da montadora, em um relato concedido a AFP, chegou a afirmar que o motivo pelo qual a marca é mais conhecida atualmente (os carros de luxo) nada mais é do que a última coisa que ocorreu na companhia para complementar o portfólio da mesma.

Nos dias atuais, a BMW se mantém firme e forte na fabricação de motos e carros de luxo. Quem nunca ouviu falar sobre o famoso Rolls-Royce ou sobre o MINI, que chegou a ganhar o status de elegante?

A BMW marca presença em mais de 14 países com atividades sendo distribuídas por cerca de 30 unidades fabris. Para dar conta de todo o trabalho, a companhia possui um contingente com mais de 100 mil funcionários. E para finalizar, em termos financeiros a companhia também é “luxuosa”: Apenas em 2014, no que diz respeito ao volume de negócios, foram 80 bilhões de euros embolsados pela fabricante.

Por Denisson Soares



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *