Novo modelo será a segunda geração do SUV médio da Volkswagen. Ele ganhou mais espaço e um estilo mais encorpado e robusto que o modelo anterior.

Finalmente, após muitas especulações, o novo Volkswagen Tiguan foi lançado, oficialmente no Salão de Frankfurt, evento que está ocorrendo esta semana na Alemanha. Esta será a segunda geração do SUV médio da gigante fabricante de veículos automotores germânica. Este lançamento da Volkswagen está sendo considerado por muitos especialistas do ramo como um dos destaques da edição do ano de 2015 do Salão de Frankfurt.

Esta nova versão do Tiguan foi produzida sobre a plataforma modular denominada MQB, sendo que o veículo passou por modificações consideráveis na sua estrutura, inclusive mudando de tamanho, tendo em vista que nesta versão o Tiguan passou a contar com um comprimento de 4,49m, uma largura de 1,83m, altura de 1,62m e entre-eixos com uma distância de 2,68m, no geral estas novas medidas fizeram com que carro ficasse com uma distância maior entre os eixos e um pouco mais baixo.

O carro com estas ampliações de medidas acabou ganhando espaço não só internamente, mas também no seu porta-malas, que passou a ser de 615 litros, ou seja, um acréscimo de 145 litros a mais que a versão anterior, tamanho este que ainda pode ser aumentado, caso o proprietário do veículo opte por rebater o banco traseiro, porta-malas este que fica, nestas condições, com a capacidade de incríveis 1.665 litros.

Na parte externa o estilo contemporâneo do Tiguan continua o mesmo, porém um pouco mais encorpado e robusto que o modelo anterior. As grandes novidades na parte exterior ficaram por conta dos novos faróis de LED com a presença de LEDs diurnos, bem como da frontal que lembra a utilizada no conceito Taigun, o para-choque dianteiro também ficou com um design um pouco mais agressivo. Na parte de trás foram inseridas novas lanternas de LED com prolongamentos nas extremidades e bipartidas devido ao posicionamento da tampa do porta-malas.

Internamente, este novo Tiguan trouxe como novidade uma nova central multimídia com tela de 8 polegadas, Android Auto, Car Play e Mirror Link, além do opcional de painel digital com possibilidade de configuração para uma tela ainda maior de 12,3 polegadas. O ambiente interno do carro ficou muito mais luxuoso e sofisticado.

Por Adriano Oliveira

Volkswagen Tiguan 2016

Volkswagen Tiguan 2016

Volkswagen Tiguan 2016

Fotos: Divulgação


Novo modelo conta com diversas novidades que irão agradar a todos os amantes da marca.

Pense em um carro que mistura um estilo cross com linhas modernas e suaves. Assim é o novo protótipo da Citroën, que tem como principal atração para o Salão do Automóvel de Frankfurt o conceito Cactus M. O salão tem previsão de abertura ao público a partir do dia 17 de setembro, porém, a montadora francesa já divulgou algumas imagens que mostram esse veículo com design completamente irreverente.

A base desse novo conceito é inspirada em dois carros: o clássico jipe Méhari, que foi produzido durante quase 20 anos, e muito utilizado pelo exército francês, e o C4 Cactus, um dos últimos modelos crossover da Citroën.

Apesar de seu design ter como base o estilo cross, suas linhas dão um ar tecnológico e agressivo ao mesmo tempo, contando com para-brisa com inclinação de 60º em seu ângulo e para-lamas mais robusto. E o mais interessante: suas portas, alongadas, são feitas de plástico. Ainda na parte visual, esse novo conceito chama a atenção pela sua cor: um azul bem vivo.

E para quem gosta da parte interna dos veículos, esse Cactus M é bem curioso: sua cabine é literalmente à prova d'água, sendo lavável. Dessa maneira, os aventureiros que gostam de entrar no veículo estando molhados de água do mar, podem fazê-lo sem se preocupar, pois os bancos são revestidos em neoprene e o assoalho tem buracos estratégicos para que a água escoe sem que fique acumulada. Falando em bancos, eles também vêm com um visual bem irreverente, em um vermelho bem chamativo e com estampa floral.

E para os que querem aproveitar o veículo para pegar uma onda, o Cactus M vem com um santantônio que permite o carregamento de até duas pranchas de surf. E se a preocupação é não se molhar durante uma chuva, o carro também conta com uma capota inflável, acionada por meio de um compressor.

A parte mecânica também é interessante, contando com um bloco de 1.2 litro de três cilindros, que gera uma capacidade de 110 cv, além de transmissão automática de seis velocidades.

Por Felipe Villares

Citroen Cactus M

Citroen Cactus M

Citroen Cactus M

Fotos: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: