Nova tecnologia estará presente na reestilização do Golf, que estará no mercado no final de 2016.

Em nossas fantasias mais tecnológicas para o mundo automobilístico temos algumas ideias que achamos que levarão muito tempo para se realizar. Um carro controlado por gestos? Será possível? A Volkswagen garante que sim! A montadora confirmou a nova tecnologia já na reestilização do Golf, que estará disponível no mercado já no final de 2016. Quem confirmou a notícia foi o Dr. Heinz-Jakob Neuser, chefe de desenvolvimento da marca.

O novo Golf será o primeiro veículo a ter essa tecnologia, já apresentada experimentalmente na CES 2015, que acontece todos os anos em Las Vegas. Na ocasião, o modelo que era equipado com essa tecnologia era o  Golf R Touch concept.  O CES (Consumer Electronics Show) é um evento anual de tecnologia que mostra as mais recentes inovações no mundo automobilístico, para o público interessado nas novidades desse mundo.

A nova tecnologia conta com uma tela de 13 polegadas, tamanho de um tablet, que substituirá a atual tela central. A nova tela será sensível ao toque. Além disso, o novo modelo  terá cinco sensores no interior e três mostradores. A tela de instrumentos será a mesma utilizada no Audi TT.

Neuser afirmou que o futuro dos veículos da Volkswagen será utilizar essa mesma tecnologia também em outros modelos.

As inovações tecnológicas não param de crescer, e algumas automações de sistemas existem em alguns modelos já disponíveis no mercado. Essas automações levantam sempre a desconfiança nos críticos quanto à tomada rápida de decisões, que pode ser prejudicada pelos controles automatizados. Numa situação de risco, por exemplo, o motorista teria que rapidamente desligar os controles automáticos e retomar o controle do carro, mas no trânsito acidentes ocorrem em frações de segundos, o que faz com que esses sistemas sejam considerados perigosos por alguns especialistas. Uma tecnologia de controle por gestos aliada com sistemas de automação diminuiria o tempo da retomada do controle pelo motorista, reduzindo os riscos de acidentes.

Por Patrícia Generoso

Volkswagen Golf reestilizado

Volkswagen Golf reestilizado

Volkswagen Golf reestilizado

Fotos: Divulgação


Modelo da Saveiro cabine dupla será lançado para homenagear o Rock in Rio e trará novidades.

A montadora e fabricante de veículos alemã Volkswagen, após ter apostado nos modelos Gol e Fox para lançar a versão Rock in Rio, utilizará para homenagear o Rock in Rio dessa vez a Saveiro cabine dupla que receberá uma série especial.

Esta edição especial será produzida pela empresa até o mês de agosto e irá trazer algumas novidades no seu visual, tais como, faixas adesivas que terão as silhuetas de instrumentos musicais, faróis duplos, retrovisores na cor prata, lanternas escurecidas, faróis duplos e rodas no tamanho 15 polegadas.

Na parte interna, as novidades que serão apresentadas por este modelo serão as soleiras das portas que terão um aplique que fará alusão ao festival, pedaleiras confeccionadas em alumínio, detalhes na cor vermelha, bem como revestimento exclusivo nos bancos.

Com relação aos acessórios que virão de série nesta série especial, os consumidores que adquirirem este veículo serão contemplados com ar-condicionado, conjunto elétrico, cobertura marítima para a caçamba, sensores para estacionamento na parte traseira e volante multifuncional revestido em couro.

A Saveiro Rock in Rio foi totalmente baseada na versão Highline e será disponibilizada em cinco cores distintas, sendo estas as seguintes: branco, azul, vermelho, preto e prata. Com relação à motorização, o motor que foi inserido nesta série especial foi o 1.6, o qual é capaz de produzir uma potência máxima de 101cv quando abastecido à gasolina e 104cv quando abastecido com etanol, este motor foi associado ao câmbio de cinco marchas manual.

A Saveiro sempre foi um veículo muito bem aceito pelo mercado consumidor aqui no Brasil e ainda mais agora com uma série exclusiva e especial a popularidade do veículo vai aumentar ainda mais, esta pequena e famosa picape da Volkswagen chegará às concessionárias da marca em todo o Brasil com o preço sugerido de R$ 60.390.

Então, se você é mais um dos amantes dessa picape vale a pena conferi-la nessa versão especial.

Por Adriano Oliveira

Volkswagen Saveiro Rock in Rio

Volkswagen Saveiro Rock in Rio

Fotos: Divulgação


Modelo foi projetado e desenvolvido por estagiários da empresa na Alemanha. Várias modificações foram feitas, como a substituição do motor para que a potência fosse aumentada.

Para comemorar os 40 anos de um dos veículos mais famosos e admirados da Volkswagen no mundo, o Golf modelo GTi, a montadora alemã apresentou para o público o novo Golf GTI Dark Shine. Este novo modelo foi apresentado na Alemanha, na cidade de Wörthersee.

O Golf modelo GTI Dark Shine foi projetado e desenvolvido por um time de 13 estagiários que trabalham na sede da empresa em Wolfsburg. Estes jovens estagiários têm idade entre 17 e 25 anos, o projeto para criação deste veículo demorou nove meses para ser desenvolvido por eles, tempo este que proporcionou a eles ter uma ampla visão de todas as áreas e processos que abrangem o desenvolvimento de um veículo automotor.

Ou seja, este novo Golf nada mais é do que o Golf GTI dos sonhos destes estagiários. E para realizar este sonho a primeira providência que eles tiveram foi a de acrescentar alguns cavalos no motor do veículo. Para que fosse feito este acréscimo de potência, os estagiários modificaram o motor 2.0 modelo TSI utilizado no Golf GTI, a fim de que este pudesse entregar uma potência máxima de 395cv e um torque de 49,66 kgfm, números estes que para se ter uma ideia são bem superiores ao do Golf GTI comercializado aqui no Brasil, o qual possui apimentados 220 cavalos de potência e um torque de 35,7 kgfm.

Para acrescentar essa força no propulsor do veículo, os estagiários inseriram nele controles eletrônicos modificados e intercooler. O câmbio deste carro conta com seis marchas do modelo DSG, o qual funciona com o sistema de dupla embreagem, mas mesmo assim precisou ser reforçado para suportar o tranco.

Para apresentação ao público, o Golf GTI Dark Shine foi pintado a mão em duas cores bem contrastantes sobre a lataria, sendo que as cores utilizadas foi o cinza metálico e um amarelo perolizado. Já na parte interna, os mesmos tons foram novamente utilizados no console, nos bancos e nos logos, as costuras dos bancos foram confeccionadas em amarelo, fator este que confere aos assentos deste carro um visual totalmente esportivo.

Por Adriano Oliveira

Volkswagen Golf GTI Dark Shine

Volkswagen Golf GTI Dark Shine

Volkswagen Golf GTI Dark Shine

Fotos: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: