Os carros de passeio também terão, a partir do final de 2014, o sistema operacional Android. Esse sistema do Google, que está presente em mais de 80% dos smartphones agora também fará parte de automóveis como o Audi, Honda, Hyundai e GM.

O Andoid, que dominou todo o universo de tablets e dispositivos móveis de modo geral, está dando um passo além e apostará no comércio de carros. A organização lançou o Open Automotive Alliance (OAA), uma união com as marcas aqui citadas para que seus veículos possam, ainda neste ano, usufruir a tecnologia do Sistema Operacional do Google. 

Esse anúncio acontecerá antes da CES, Consumer Electronics Show, que será em Las Vegas, EUA, e que é uma das maiores feiras de tecnologia de todo o mundo. 

A empresa também selou um pacto de aliança com a empresa de  chips NVidia, pois também será desenvolvido processadores de primeira linha para os automóveis.  Sem contar que o uso do Android em carros de passeio aumentará ainda mais o sucesso desse sistema operacional já tão conhecido no mundo.

Da mesma forma que ocorre com outros gadgets, o Sistema Android a ser instalado nos carros fará com que aplicativos possam ser criados e disponibilizados na loja virtual. São muitas as vantagens que esse serviço irá proporcionar para esfera dos automóveis que, a cada ano, precisa se reinventar para atrair mais clientes.

Outro ponto a favor do Android será a sua facilidade em termos de conexão.  A música do smartphone, por exemplo, poderá tocar assim que o passageiro adentrar no veículo.  Esse sistema operacional, com efeito, pode aproveitar o GPS do carro e oferecer dados para os mapas.

Enfim, dentro de tantas possibilidades, o Google sabe que tem muita coisa a ser feita, afinal suas rivais começaram a trabalhar com carros antes da empresa.

Essa estratégia tem tudo para funcionar.    

Por Juan Wihelm

Android em carros

Foto: Divulgação


Cada vez mais os automóveis vão incorporando as novas tecnologias, e vão se tornando mais e mais inteligentes. Computador de bordo, navegação por GPS, sensor de estacionamento, players de vídeo: essas são apenas algumas das inovações presentes nos veículos atuais.

E muito mais vem por aí. Para se ter ideia um novo projeto prepara-se para conectar os automóveis à Web através da futura rede 4G. O sistema será baseado no Android, da Google, e proverá meios de se baixar diversos aplicativos para controlar componentes do carro. Tudo será feito nos mesmo moldes do Android Market.

Assim, infinitas possibilidades podem se abrir. Por exemplo: o motorista poderá se comunicar com o computador de bordo através de seu smartphone, podendo executar operações apenas por comandos de voz.

A Ford, uma das idealizadoras do projeto, não informou quando veremos a tecnologia nas ruas. Mas a loja de aplicativos entrará no ar ainda este ano.

Por Maximiliano da Rosa





CONTINUE NAVEGANDO: