Modelo será econômico, com consumo médio de 41,2 km/l

Quem pensa que as empresas petrolíferas pensam apenas no desenvolvimento dos seus combustíveis e em projetos para novas tecnologias em meios alternativos, engana-se. Prova disso é a Shell, que anunciou na quinta-feira (09), o trabalho que está fazendo em cima do desenvolvimento de um carro conceito.

A ideia é trabalhada em cima do city car, um veículo de conceito urbano. Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, o protótipo deve ser apresentado ao público ainda neste ano, no mês de novembro.

Um teaser já foi divulgado pela empresa, e mostra apenas a parte de engenharia do veículo, contendo, inclusive, todo o design da parte mecânica. Pelo que foi revelado, o modelo será um ultracompacto, lembrando bem o Smart, e, segundo a empresa, também será ultra eficiente.

Para desenvolver esse conceito, a Shell contou com uma equipe que tem especialistas de renome, como o especialista em motores Osamu Goto, e o designer automotivo Gordon Murray. Os dois têm ampla experiência e passagem pela modalidade de Fórmula 1, portanto, o veículo deve trazer linhas arrojadas e com alto desempenho mecânico.

O modelo, que foi batizado de Project M, vem com uma proposta irreverente, com o intuito de ser inovador e prático. Tudo isso foi concebido graças aos materiais leves utilizados no protótipo, que aumentam a eficiência na hora de economizar combustível. O que, obviamente, deveria ser um dos propósitos da empresa petrolífera.

O conceito foi pensado para ser um carro utilizado no dia a dia das pessoas, e não para um uso exclusivo ou específico. Isso inclui a possibilidade de rodar nas grandes metrópoles mundiais, que enfrentam grandes problemas de congestionamento. Para quem não sabe, o simples fato de ficar parado no trânsito, consome grande quantidade de combustível. Para isso, a empresa revelou que o novo veículo deverá ser bem econômico, com uma média de consumo que fica em torno de 41,2 quilômetros por litro.

Por Felipe Villares

Shell terá carro conceito

Shell

Fotos: Divulgação


Confira os detalhes do novo carro conceito da Citroen

Uma notícia que gerou grande expectativa no mercado automobilístico era a do novo conceito que a Citroën estava para apresentar. E agora a montadora francesa finalmente revelou o que deve ser apresentado durante o Salão do Automóvel de Xangai, que ocorrerá no fim deste mês, na China. Trata-se do novo conceito Aircross.

O modelo foi baseado no Citroën C4 Cactus, e deve vir com dimensões de respeito: 2100 mm de largura, 1800 mm de altura e 4580 mm de comprimento, e ainda inclui uma roda de nada menos do que 22 polegadas. Esse tamanho faz o novo modelo bater de frente com o Discovery Sport, da Land Rover, e o Santa Fé, um dos modelos mais conhecidos da Hyundai.

Pelos teasers apresentados até agora, o Aircross possui a cor alaranjada como base, e para aumentar a aerodinâmica, novos itens foram adicionados na entrada de ar dianteira e no contorno das janelas.

Seguindo uma linha puxada mais para o lado ecológico, o carro é híbrido, apresentando um motor de 1.6 litro turbo a combustão, com potência de 221 cv e torque de 28,07 kgfm. O outro motor, que faz o carro se tornar híbrido, é um modelo elétrico, que rende uma potência de 96 cavalos e torque de 20,46 kgfm. Esse segundo motor é alimentado com baterias de íon lítio, dando uma autonomia de 50 km. Para recarregá-lo, é preciso deixar o veículo ligado a uma tomada convencional por três horas e meia, o que não é tão ruim, visto que um smartphone hoje em dia leva um pouco menos do que isso para ser recarregado, e dura pouco mais de um dia.

Se somarmos a potência dos dois motores, teremos um total de 317 cv, dando uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Com essa configuração, o modelo é bem interessante, e faz 1.7 litro a cada 100 km.

Por Felipe Villares

Citroen Aircross

Citroen Aircross

Citroen Aircross

Fotos: Divulgação


Apesar da maioria das pessoas estar com a atenção voltada para o novo Mustang que deverá ser exibido pela Ford provavelmente no próximo dia 05, é bom nos lembrarmos de que este não é o único lançamento previsto pela companhia para encerrar o ano de 2013. A fabricante de origem norte-americana divulgou na última quarta-feira, dia 20, que estará lançando a próxima geração do Edge. A apresentação do novo crossover deverá ocorrer durante o Salão de Los Angeles.

O Edge Concept segue a linha adotada pela Ford em relação ao visual que deverá ser apresentado pelos utilitários da empresa. Isso quer dizer que o modelo conta com a grade trapezoidal e os faróis afilados. Esses detalhes são bastante semelhantes aos integrados no novo EcoSport. Na parte traseira do carro há as novas lanternas horizontalizadas. Os para-choques também foram redesenhados. Outro detalhe é o vidro traseiro, que também está mais inclinado.

É claro que uma das primeiras coisas a se notar no novo Edge é o seu visual renovador. Entretanto, as coisas vão um pouco mais além. De acordo com a Ford, o novo Edge conta com uma tecnologia com características futuristas. Alguns exemplos disso são a direção autônoma e o estacionamento automático que poderá ser acionado via controle remoto.

O modelo também conta com a tecnologia do sistema start-stop, até porque a economia não poderia ficar de lado nos utilitários. Outro detalhe é o fechamento ativo da grade do radiador, que visa fornecer certa ajuda na aerodinâmica do carro.

Na parte interior a certos detalhes de estilo que valem ser comentados, como por exemplo, o painel de instrumentos em couro que foi costurado à mão. Também há o sistema MyFord Touch, que traz um tela touch-screen de 10 polegadas.

A Ford não informou quando o protótipo deverá ganhar a versão de produção.

Para quem quiser conferir o protótipo apresentado pela companhia, o Salão de Los Angeles ocorrerá entre os dias 22 de novembro e 1° de dezembro de 2013.

Por Denisson Soares


A McLaren, marca automotiva de fama mundial, está prometendo grandes novidades para o próximo Salão do Automóvel, a ser realizado daqui a poucos dias na capital francesa. Uma das maiores promessas da empresa é a apresentação do carro conceito P1, que já conta com algumas imagens circulando na internet.

O conceito foi desenvolvido com base no MP4-12C e ao contrário de outros carros que não passam de meros projetos e concepções tecnológicas, o veículo da McLaren deve estar disponível para comercialização dentro do período de um ano.

Segundo informações da própria montadora, o carro apresenta a proposta de ser mais veloz e funcional do que similares de outras marcas. Assim, a expectativa é de que o P1  seja rápido em áreas urbanas e em estradas de chão, demonstrando adaptabilidade em várias situações. Em síntese, a McLaren idealizou um supercarro.

Em relação às configurações estéticas e mecânicas, a marca ainda não confirmou nada, entretanto, segundo fontes ligadas à empresa, o carro será equipado com um motor  V8 3.8 e contará com moderno sistema KERS, capaz de recuperar a energia gasta na frenagem. A potência do modelo será de incríveis 976 cavalos.

Por Larissa Mendes de Oliveira


A Toyota é uma marca expoente na criação de carros híbridos de médio e grande porte, entretanto, no Salão de Genebra, na Suíça, a montadora inovou ao apresentar o protótipo de um mini carro elétrico, trata-se do FT-Bh. Moderno e arrojado, o modelo se destaca pela leveza. Além disso, o carro conta em sua composição, com matérias-primas recicladas.

As dimensões  do automóvel em questão são bem parecidas com as do Yaris, medindo apenas 1.695 mm de largura,  3.985 mm de comprimento,  1.400 mm de altura.  O peso do FT-Bh é de somente 786 kg. 

Em termos de propulsão, o lançamento da Toyota possui um satisfatório motor a gasolina 1.0 com dois cilindros, além de um potente motor elétrico, ainda mais leve que o propulsor que equipa o Yaris. O ponto forte do mini é a baixa emissão de poluentes e a grande economia de combustível. Segundo a montadora, o FT-Bh emite apenas  49 g/km de CO2e roda 47 km/l.

Por enquanto, a novidade é apenas um conceito, mas se o potencial mercadológico se confirmar em Genebra, o FT- Bh não deve demorar para chegar às ruas.

Por Larissa Mendes de Oliveira


O Salão do Automóvel de Detroit tem sido o cenário ideal para a apresentação do que há de mais inusitado e moderno no universo automobilístico. A Chevrolet não poderia ficar de fora do evento e lançou o  Tru 140S Concept.

Trata-se de um cupê esportivo híbrido, com quatro lugares, que promete ser uma nova versão do Cruze. A principal característica  do modelo é o design arrojado e futurista, com rodas cromadas, pintura fosca e tração dianteira. Em síntese, aparenta ser caro, sem de fato ser.   

O motor do cupê é um espetáculo à parte, é o Ecotec 1.4 turbo de 150 cavalos com injeção direta de combustível. O carro possui sistema Start & Stop e segundo a Chevrolet, o Tru 140S  Concept anda uma média de 17 km com um litro de gasolina.  

Outro diferencial do automóvel é que ele é tecnologicamente equipado com os sistema de conectividade MyLink e Wi-Fi. Além disso, a transmissão é manual ou automática em seis velocidades.

Segundo a fabricante, o modelo vai demorar um pouco a ser comercializado, mas estima-se que seu preço final chegue a aproximadamente R$ 45.000,00.  

Por Larissa Mendes de Oliveira


Durante a 64ª edição do Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt, na Alemanha, a Audi apresenta o A2, carro conceito elétrico de design inovador, de desempenho ágil para até quatro pessoas.

O carro possui 3,80 metros de comprimento; 1,69 de largura e 1,49 de altura. É esportivo, bastante potente; além de elegante. Ele promove um grande impacto visual, por ser harmonioso e com detalhes sutis. Seu teto é de vidro escuro que clareia com o toque de um botão.

Os faróis chegam com uma novidade na tecnologia LED, com a presença de microrefletores para fazer um farol de luz alta que não ofusca e possui alta resolução. As luzes traseiras são inteligentes e fazem a adaptação da iluminação de acordo com o grau de visibilidade; já a de neblina, possui diodos a laser, que se faz bem visível com a neblina e, ainda, projeta um triângulo vermelho como sinal de aviso.

O A2 é bem iluminado. Ele possui uma luz dinâmica que vai da dianteira a traseira do carro, uma faixa luminosa abaixo da janela com sensores de aproximação que detectam o motorista e destravam as portas com comando gestual. Essa luz dinâmica também pode ser encontrada no interior do carro, em dois arcos separados. O motorista também possui controles intuitivos, através do toque na parte interna da direção, para controlar algumas funções importantes.

Este carro conceito da Audi possui quatro assentos individuais separados pelo console que dá mais leveza ao veículo; além de possuir mais espaço para armazenamento abaixo das almofadas móveis. Seu revestimento é feito em poliuretano que lembra uma superfície de neoprene, poliéster reciclado para cobrir a parte central do piso e o assento é elaborado com plástico moldado por pressão.

Por Danielle Vieira


A Volkswagen vinha fazendo suspense nos últimos dias para a apresentação de uma nova versão da picape Amarok na Argentina, liberando alguns “teasers” na internet, que pouco mostravam. Muitos chegaram a especular que se tratava de uma versão com motor movido a gasolina ou um modelo com câmbio automático. Falou-se também em uma versão SUV baseada na picape. Porém, o que a montadora alemã apresentou foi a Amarok Maxi Concept, uma versão conceitual, com caçamba estendida, que ainda não tem previsão de ser produzida.

A novidade é que o modelo tem uma caçamba com cerca de 65cm mais longa que a versão convencional, abrindo um bom espaço para o transporte de cargas. O protótipo revelado é de cabine dupla, mas caso ele ganhe a linha de produção, também haverá uma versão em cabine simples, conforme informações da imprensa argentina. O modelo é equipado com o motor TDI 2.0 litros, que gera 122 cv de potência, acoplado à transmissão manual de seis velocidades, bloco idêntico ao já utilizado na linha atual.

O interior da picape conceitual, assim como os detalhes sobre o desempenho do propulsor não foram divulgados pela Volkswagen, mantendo, de certa forma, o suspense em torno da Amarok Maxi Concept.

Por André Gonçalves


O Range Rover Evoque recebeu o Prêmio Internacional de Design de Automóvel do Ano pela Car Design News. A disputa não deve ter sido nada fácil, já que teve concorrentes de peso como o Audi A7 e o Alfa Romeo Giulietta.

O modelo Evoque foi bem elogiado por Eric Gallina, editor da Car Design News, ao afirmar que o veículo é a tradução ideal de um carro conceito em versão final de produção. Depois de um comentário desses, o diretor de Design da Land Rover, Gerry McGovern, anunciou que estava muito feliz em aceitar o prêmio e saber que foi escolhido por seus colegas da indústria de design.

O prêmio Design de Automóvel do Ano é muito significativo para o segmento automobilístico por representar a apreciação criteriosa de designers de carros de prestígio de várias partes do mundo.

Foto: Subarunio

Por Andrea Gomes

Fonte: Fenabrave


Os carros conceitos e os protótipos são a base do futuro da indústria do automóvel. Neles se desenham as linhas inovadoras, os novos e surpreendentes visuais, as tendências que irão se tornar a realidade dos carros que guiaremos pelas grandes cidades. Neles também se projetam inovações tecnológicas, sistemas novos de dirigibilidade, conforto e segurança. A tecnologia que visa nos ajudar a guiar estes modelos em um futuro próximo.

Quase tão interessantes quanto os lançamentos de modelos que em breve estarão nas concessionárias e lojas, estes estandes nos salões de automóveis chamam a atenção pela criatividade e versatilidade das equipes de criação das montadoras. E a Nissan preparou para o Salão do Automóvel de Genebra, Suíça, um protótipo de carro esportivo elétrico chamado de Esflow que promete manter o interesse dos apaixonados por carros também no que diz respeito ao futuro. Com um visual ao mesmo tempo moderno e um tanto retrô, o Esflow tem boas linhas aerodinâmicas com uma frente alongada e cheia de contornos e uma traseira de desenho sofisticado, este desenho mantém a sedução dos esportivos com suas linhas arrojadas.

Projetado para duas pessoas e montado com chassi de alumínio o carro tem tração traseira. Mas talvez sua grande vantagem seja o fato de possuir tecnologia idêntica ao modelo Leaf, que já está a venda e que vem se tornando um sucesso. A propulsão elétrica vem se tornando o caminho natural para os carros esportivos normalmente super potentes e que não só consomem muito como emitem altos níveis de poluentes. Com a eletricidade os esportivos ganham fôlego. Assim como o Leaf, o protótipo Esflow possui um motor movido a eletricidade em cada roda e que de acordo com a fabricante, podem levar o modelo em menos de cinco segundos a um arranque de 0 a 100 Km/h.

Suas baterias de íon-lítio podem lhe garantir 240 Km de autonomia. Resta agora torcer para que de protótipo o modelo evolua pra a versão de produção. O planeta e os apaixonados por carros esportivos irão agradecer.

Por Mauro Câmara 


Depois do surpreendente carro conceito DeZir, cupê de dois lugares com linhas ousadas, a Renault prossegue com sua estratégia de adotar um design inovador para o futuro de seus modelos e apresentou um novo carro conceito ainda mais surpreendente. Trata-se do crossover esportivo batizado de Captur e que para o segmento é totalmente diferente e também revolucionário.

Com linhas mais arredondadas, desenho um pouco mais rebaixado e esportividade latente, o Captur é novo, aventureiro, intrigante e instigante. Mas não é somente o visual ousado que torna este carro conceito muito atraente. Novidades como as portas que abrem para cima, como se fossem um par de asas, a possibilidade de remoção do teto rígido para transformá-lo em um conversível, além de detalhes internos como a cor alaranjada das luzes da cabine e uma câmera frontal que introduz imagens na pista projetada no painel de instrumentos e que trabalha para aumentar a segurança ao dirigir são itens que reforçam sua inovação e funcionalidade.

O motor utilizado em sua composição também é conceitual. É um propulsor 1.6 biturbo que pode produzir em torno de 160 Cv de potência. Outro item interessante do seu conjunto mecânico é o sistema de diferencial chamado autoblocante que pode repassar a totalidade ou parte da força de torque do propulsor para a roda que apresentar maior aderência ao piso em situações em que a pista apresente problemas de aderência.

Se o Captur será produzido ou não, isto somente dados mercadológicos irão determinar, mas que ele representa um caminho novo em termos de design para a Renault, isto é certo.

Por Mauro Câmara


Se os admiradores dos carros produzidos pela empresa inglesa Mini ficaram tristes com a notícia de que a montadora não irá produzir o Crossover Beachcomber, modelo baseado no jipe Moke produzido no passado, que teria o charme e a inovação de ter o teto e portas removíveis, e que por fim não será produzido por questões de segurança, podem ficar felizes, pois do Salão de Detroit vem uma boa notícia.

Diretores da empresa confirmaram que o carro conceito Paceman, modelo com duas portas apresentado no salão, irá entrar em produção no começo de 2012. Trata-se de um modelo também bastante simpático como outro famoso da marca, o Countryman, do qual herdou as mesmas dimensões, embora em relação à altura seja bem mais baixo. Porém a aparência será um pouquinho mais atarracada, mas mesmo assim irá apresentar um desenho agradável de linhas retas e compactas e visual bem urbano.

Quanto à motorização o Paceman será movido por um propulsor 1.6 turbo de dois estágios que gera 211 CV de potência. A transmissão será automática, possuindo tração integral ALL4.

Foto: Big Blogg

Por Mauro Câmara

Fonte: Carros IG


As tendências de design da indústria automobilística mundial parecem caminhar cada vez mais para carros ágeis, leves, conceitualmente aerodinâmicos, aliando muitas vezes aos modelos urbanos traços que compõem o visual de esportivos de luxo ou mesmo bólidos de corrida.

E neste mês vai ocorrer em Tóquio um Salão de Automóveis onde tradicionalmente se apresentam conceitos e protótipos que abrangem todas as tendências em termos de tecnologia e visual para o futuro. E para este evento a Honda divulgou a imagem de um carro conceito que apresentará no salão totalmente identificado a este espírito.

Trata-se do conceito Honda TS-1X. De desenho arrojado, linhas esportivamente agressivas, repleto de vincos aerodinâmicos. Seu desenho conta com uma traseira charmosa e recortada e uma frente audaciosa com faróis alongados que completam seu aspecto moderno e dá uma ideia clara de velocidade e agilidade. Seu visual lembra potência e desempenho embora a fabricante não tenha revelado mais nenhum detalhe quanto mecânica e motorização. Pela imagem divulgada é possível vislumbrar o que irá ocorrer com o futuro dos carros.

Por Mauro Câmara

Fonte: G1


Você sabia que a Hertz Rent-A-Car, maior empresa do mundo em carros de aluguel, tem planos de utilizar um carro conceito totalmente elétrico?

A idéia é fazer com que o Nissan Leaf esteja disponível em alguns locais dos Estados Unidos e Europa, sendo que os primeiros lançamentos devem ocorrer já em 2011.

O Nissan Leaf é um carro com autonomia para cerca de 150km, possui cinco lugares e deve ficar bem popular tanto para a venda quanto para aluguel.

O carro pode ser carregado totalmente em 8 horas, podendo ser ligado em tomadas de 220 volts.





CONTINUE NAVEGANDO: