Ao que tudo indica o valor do IPVA deve subir esse ano, como consequência do fim da redução da taxa do IPI. O cálculo do IPVA é calculado de acordo com o preço pago pelos automóveis no mercado brasileiro.

O aumento do IPVA, não será de fato um “aumento”, mas sim à volta ao preço normal, lembrando que o Governo concedeu a redução do IPI devido à crise mundial, para que o Brasil pudesse superar a crise, e não decretar falência múltipla de empresas. Se  à volta do valor normal dos preços dos automóveis e IPVA, for uma consequência de que o Brasil está se recuperando, prefiro pagar um pouco mais caro a correr o risco de perder o meu emprego.

Não pensemos no aumento do IPVA como mais um “devorador” dos nossos salários, mas sim como um sinal de que o Brasil saiu de vez da crise.

Por Mateus Silveira



Todos sabem que dirigir é uma atividade que requer muitos cuidados, pois distração não combina com celular, e também não combina com Internet. Isso mesmo Internet!

Com a constante facilidade da vida moderna, nós temos a Internet no celular, e navegamos nela a qualquer hora, e esse a qualquer hora implica quando estamos dirigindo. Sei que a Internet é muito bom, particularmente passo horas e horas navegando pela web, contudo dirigindo não dá, pois nos distraímos e o acidente acontece.

Os celulares que trazem o recurso da internet devem ser desligados no momento da direção, pois você pode cair na tentação de “espiar” um pouco na web, e sofrer graves consequências. A direção é uma atividade que requer a nossa máxima atenção, então quando dirigimos devemos nos concentrar somente nisso.

Não deixe que a Internet adquira uma conotação negativa em sua vida. Internet e direção não combinam.

Por Mateus Silveira


Redução da idade para dirigir.

A maioria dos jovens espera ansiosamente pela idade de dezoito anos, para poder tirar a carta de motorista, e poder dirigir o seu carro. Porém dezoito anos é a idade ideal para tirar a carta?

Não são poucos os casos em que jovens de 16 a 18 anos dirigem  sem carta de motorista. Também não são poucos os casos em que jovens sem habilitação dirigem carros e provocam graves acidentes de trânsito.

No entanto de um modo geral os jovens não concordam com essa idade ideal. Também acho que seja muito alto esse teto de idade, acredito que a idade de habilitação deveria ser reduzida para os dezesseis anos, pois pesquisas recentes demonstram que os jovens nessa faixa etária já tem responsabilidade e podem responder por seus atos.

É evidente que se acontecer essa redução da maioridade para habilitação ainda vai ocorrer acidentes de trânsito, todavia os jovens poderiam dirigir sem medo da lei e não fugiram desesperadamente da polícia, podendo até aconselhar e repreender os seus amigos mais jovens.


Sempre quando pensamos em segurança, imediatamente pensamos que o seu antônimo é velocidade, e qual é o motivo de tamanho estranhamento entre estas duas palavras. O senso comum é o responsável por essa distinção.

Velocidade significa você ser veloz para fazer algo, e não necessariamente correr risco para ser rápido. Aplicando o exemplo das corridas de fórmula 1 percebemos que ali eles aliaram velocidade com segurança.

Com certeza há pessoas que acham que para serem velozes deve correr riscos, conceito esse que não  é verdade. Se você gosta de “andar rápido” com o seu carro, faça isso, contanto que respeite os limites de velocidade, e alie rapidez com segurança.





CONTINUE NAVEGANDO: