Mudanças e novidades do novo Volvo S90.

Logo de cara o Sedan Volvo S90 chega ao mercado para bater de frente com modelos já conhecidos como o Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5 e o Audi A6.

A novidade vem pouco depois do utilitário-esportivo XC90 aparecer. Agora a Volvo decidiu lançar os outros dois modelos que têm como base a mesma plataforma. A curiosidade nesse ponto é que a montadora sueca decidiu apresentar tanto o sedan S90 quanto a perua V90. Os dois chegam ao mercado com o objetivo de concorrer em um nicho tido por muitos especialistas com sofisticado e exclusivo. Ou seja, o campo é para poucos.

João Oliveira, o diretor comercial da Volvo Cars aqui no Brasil reafirmou à imprensa que o S90 deverá mesmo trabalhar para dividir espaço com a chamada trinca alemã, aqueles três modelos que citamos no início dessa matéria.

De acordo com as informações dadas por Oliveira o segmento é bem restrito a ponto de que as expectativas de vendas não devam passar da faixa de 1.000 unidades por ano. A Volvo, por sua vez quer “meter a mão” em cerca de 10% da fatia do mercado. Ou seja, 100 carros por ano.

De acordo com as informações divulgadas até o momento a previsão de chegada da novidade aqui no Brasil está marcada ainda para o primeiro semestre de 2017.

Ainda assim, alguns especialistas já fizeram seus testes e divulgaram o que acharam. Então vamos a uma síntese dom o que saiu na mídia.

A primeira coisa a chamar a atenção foi o tamanho e o peso do sedan. Afinal, são 4,96 metros de comprimento e 1.900 quilos. Olhando assim dava para suspeitar que seria muita carga para o bloco 2.0 de quatro cilindros. Mesmo assim há a combinação de turbo com o compressor mecânico que faz com que o carro se comporte bem. Apesar de não ter o mesmo “jeitão” esportivo do BMW os 320 cv de potência aliados ao torque de 40,8 mkgf que ficam disponíveis a partir de 2.200 rpm é possível obter respostas satisfatórias do carro.

O carro também ganha velocidade de uma forma rápida. A sonoridade não chega a ser um incômodo.

Já na parte interna o S90 chama muito a atenção pelo luxo apresentado juntamente com um bom acabamento. A marca se orgulha do design seguindo os padrões escandinavos presentes no carro.

O S90 também apresenta uma boa dose de autonomia. Ele consegue andar um bom pedaço sem que o motorista precise interferir. Em termos comparativos o XC90 que saiu no ano passado, nesse sentido de automação, era capaz de ficar nos limites da faixa por um trajeto de até 50 km/h. Os seus irmãos caçulas conseguem fazer a mesma coisa só que com até 130 km/h.

Bom, já sobre os preços e demais detalhes técnicos ainda vamos ter que esperar um pouco até que fabricante defina alguns questões a respeito.

Por Denisson Soares

 

Volvo S90

Volvo S90

Fotos: Divulgação


Novas versões chegarão ao Brasil com as motorizações Drive-E T3 e T4, capazes de produzir 152 cv e 190 cv, respectivamente.

Após ter sido lançado no Brasil no ano de 2013, o veículo Volvo V40 se tornou o principal modelo da Volvo no segmento para fazer concorrência ao renomado trio alemão aqui no país, trio este que é composto pelos seguintes veículos: o Mercedes-Benz Classe A, o Audi A3 e a BMW Série 1.

Para a linha 2016, a fabricante sueca fez o anúncio oficial da chegada de duas novas versões do V40 aqui no Brasil, sendo estas denominadas Kinetic e Momentum, estas versões irão estrear as inéditas motorizações da empresa que serão as chamadas Drive-E T3, que é 1.5 dotada de turbo e que tem a capacidade de produzir uma potência máxima de 152 cv, e a T4, que é 2.0 também dotada de turbo e que tem a capacidade de produzir uma potência máxima de 190 cv.

O V40 T3 na versão Kinetic passa a ser a que possui o valor mais competitivo para concorrer com o VW Golf, pois neste primeiro momento esta versão será comercializada pelo preço promocional de R$ 99.950. O motor utilizado nesta versão é o Drive-e 2.0 que é 1.5 turbo com injeção direta e com capacidade de gerar uma potência máxima de 152cv. A aceleração deste carro de 0 a 100 Km/h é feita em 8,3 segundos.

Estes novos motores de quatro cilindros que serão utilizados pela Volvo chegarão para substituir os antigos propulsores de cinco cilindros que antigamente eram utilizados na gama V40, nas versões Dinamic e Comfort, as quais saíram de linha e deixaram de ser comercializadas.

Já a versão Momentum está um patamar acima e traz consigo o novo propulsor T4 Drive-E, o qual é 2.0 turbo de quatro cilindros e possui a capacidade de gerar uma máxima de 190cv, sendo que este hatch consegue acelerar de 0 a 100 Km/hem apenas 6,9 segundos.

Nas duas versões o veículo é dotado de tração dianteira e utiliza transmissão automática de seis velocidades.

Vale a pena conferir maiores detalhes a respeito deste carrão, uma vez que, segundo dados estatísticos divulgados na mídia, ele foi considerado como o hatchback premium mais seguro do mundo.

Por Adriano Oliveira

Volvo V40 2016

Volvo V40 2016

Fotos: Divulgação


Rumores indicam que a versão perua do modelo tem o design inspirado na XC90.

A expectativa pela chegada do novo Volvo S90 é grande. Depois da – bem recebida – chegada do XC90, a Volvo se prepara para o lançamento do substituto do S80, que alguns espiões já conseguiram ver e contaram um pouquinho sobre o que viram.

O modelo sueco que chega para substituir o S80 ficou escondido até que esta segunda-feira (24), quando se teve acesso às primeiras imagens do novo Volvo, na versão perua (V90, que vem para substituir o V70), em seus testes finais. O S90 é criado sobre a plataforma SPA, a mesma utilizada na XC90. Os motores do novo sedan são os mesmos do SVU: 2.0 litros de 4 cilindros (diesel ou gasolina), 2.0 litros turbo a gasolina (nas versões 316 cv e 407 cv).

O carro estava muito bem camuflado, em uma tentativa de escondê-lo e manter o segredo até a data de seu lançamento – que certamente será em breve, pois a informação que se tem é de que chegará ao mercado ainda em 2015, mesmo assim, percebeu-se o design muito inspirado no da XC90. Sobre o seu interior, sabe-se que seguirá a nova linha visual da Volvo, mas não se conseguiu nenhuma imagem de seu interior.

De acordo com fontes da montadora, o modelo S90 oferece mais espaço interno, tem uma qualidade mais elevada e é mais premium que o S80. Esse modelo chega para disputar espaço com modelos como o Jaguar XF, o Mercedes-Benz Classe E, o BMW Série 5 e o Audi A6. É uma grande responsabilidade marcar território com todos esses “classudos” no páreo – mas é sabido que feio a Volvo não faz.

Com relação a preços, os clientes podem esperar um valor levemente mais alto que os modelos das montadoras citadas, mas com um diferencial: o Volvo S90 virá com mais opcionais de fábrica. A montadora diz que os clientes podem esperar grandes coisas do novo modelo.

Por Elia Macedo

Volvo S90

Foto: Divulgação


Confira as características do modelo que traz copos de cristal fabricados na Suécia

A Volvo, montadora sueca de grande prestígio em todo o mundo, traz um lançamento bastante interessante para 2015 e que promete agradar bastante o público. Trata-se do lançamento da nova versão top de linha do Volvo XC90, o Excellence. Como foi citado, esta é uma versão top de linha, ou seja, é bastante luxuosa, elegante, acompanhada de muita tecnologia e muito mais. A mesma será apresentada no Salão de Xangai, China, em 20 de abril.

Vale ressaltar que o XC90 Excellence já é tido como o veículo mais luxuoso produzido pela Volvo. Além disso, é importante destacar que em relação ao seu design exterior o mesmo não sofreu grandes alterações. Com isso, os principais destaques, bem como as principais novidades se encontram na parte interior. Nesta nova versão são encontrados quatro assentos individuais acompanhados com função de massagem e ventilação.

Além dos itens de relaxamento citados acima e do grande espaço entre os bancos dos passageiros, saiba que ainda são encontradas outras funções nos bancos dos passageiros que revelam a luxúria do Excellence. Os bancos contam com uma tela touchscreen visando ao entretenimento, mesas dobráveis, aquecimento e resfriamento do porta-copo, frigobar e conjunto de copos de cristal fabricados na Suécia.

Um dos principais destaques do Excellence deve ser mesmo o seu motor, haja vista a expectativa de um diesel de 228 cv ou a gasolina de 320 cv estar sob o capô do automóvel. Além disso, também existe outra possibilidade bastante interessante e que vem sendo muito especulada: um motor plug-in híbrido de 318 cv. Com isso, o motor do Excellence deve ser o mais avançado e tecnológico da Volvo.

Vale ressaltar que a versão mais cara do XC90 atualmente é o T6Inscription com preço sugerido de US$ 55,495 mil. Com isso, o preço do Excellence deve ficar em torno disso. A marca já destacou que o Excellence será um veículo global, no entanto, ainda não confirmou o mesmo nos Estados Unidos.

Por Bruno Henrique

Volvo XC90 Excellence

Volvo XC90 Excellence

Fotos: Divulgação


No início de 2014 a Volvo já começou a soltar as primeiras pistas sobre como seria a próxima geração do XC90. A montadora decidiu começar a mostrar o carro de dentro para fora começando exatamente pela cabine que, por sinal, é a mais requintada e de alto grau de sofisticação já feita pela fabricante sueca. A última novidade revelada diz respeito à linha de motores que deverá equipar a linha do SUV. A estreia está marcada para acontecer no mês de outubro de 2014 durante a realização do Salão de Paris. Entre as opções oferecidas pela montadora existe uma variedade de motores com quatro cilindros e uma versão híbrida.

A Volvo vai um pouco mais além e descreve sua novidade como o SUV mais eficiente e potente no mercado e ainda justifica porque diz isso. Dentre as opções de motor vamos encontrar um propulsor D5 twin-turbodiesel. São 225 cavalos e 47,93 kgfm de torque. O XC90 que for equipado com este motor terá uma média de consumo de combustível de cerca de 16,6 km/l segundo informações da marca. Não deixa de chamar a atenção o fato de que o número é até excepcional quando comparamos com tantos cavalos de potência.

Seguindo a linha Diesel teremos um propulsor D4 de 190 cv de potência com 40,79 kgfm de torque. Aqui o consumo fica em 20 km/l também segundo a montadora. É interessante observar que com os seus 190 cv, este SUV apresenta um consumo bem parecido com o do compacto Up! produzido pela Volkswagen. Este por sua vez é mais leve e tem menos cavalos do que o utilitário da Volvo, são cerca de 100 cv.

No caso dos motores a gasolina a Volvo apresenta um T6 turbo supercharged de 320 cv e 40,79 kgfm e também tem um T5 com capacidade de gerar 254 cv de potência e 35,69 kgfm de torque. Além dos já citados, também vamos encontrar uma versão híbrida plug-in de quatro cilindros, 2.0 turbo supercharged, que tem a função de agir sobre as rodas dianteiras enquanto que o eixo traseiro é alimentado por um elétrico de 80 cv.

Combinada a potência chegamos ao resultado de 400 cv e 65,26 kgfm de torque, o que não é nada mal. De acordo com a Volvo se usado em modo completamente elétrico o carro teria autonomia para 40 km.

Por Denisson Soares

 

Volvo XC90 2015

Foto: Divulgação


O novo modelo da Volvo, o S60 Polestar, foi apresentado no sábado (16/06) e trouxe um grande atrativo: uma potência de 508 cavalos. O motor é 3.0, assim como o de seu antecessor, mas vem calibrado para poder render ainda mais.

O S60 é um sedan no estilo esportivo. Havia boatos na imprensa internacional de que a marca faria um automóvel neste estilo, mas nada tinha sido confirmado pela Volvo até a apresentação deste veículo. Agora, com os primeiros detalhes informados pela fabricante, já se sabe que o motor possui seis cilindros em linha e torque de até 58,5 kgfm. Já o câmbio é manual com seis velocidades. O automóvel consegue arrancar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e sua velocidade chega a mais de 300 km/h.

Para que o S60 pudesse alcançar essa potência máxima (originalmente, a potência seria de apenas 304 cavalos) foram feitas algumas alterações, como câmaras de combustão reformuladas, sistemas de admissão e escape modificados e um turbo Garret mais eficaz. A Volvo também reforçou o chassi e a tração integral possui, neste modelo, os diferenciais de deslizamento da Haldex. Outro detalhe é o rebaixamento da suspensão, que ficou 20 mm mais baixa e ainda recebeu molas.

Em relação ao design, o S60 recebeu novos para-choques, entradas de ar mais amplas na dianteira, conjunto aerodinâmico e rodas de liga leve de 19 polegadas.

Por Matheus Camargo

Fonte: Volvo


Após lançar o C3 com sucesso, a Volvo, montadora escandinava, tem investido fortemente em sua nova criação, o V40. Trata-se do seu primeiro hatchback de quatro portas.

O V40 é um carro inovador, com linhas arrojadas e muito espaço interno. O lançamento da Volvo será disponibilizado com várias opções de propulsão, incluindo novo motor a diesel e moderno propulsor a gasolina (T5), capaz de gerar 254 cavalos de potência, acelerando de  0 a 100 km/h em apenas  6,7 segundos.

Sustentável, econômico e cheio de funcionalidades, o novo V40 vem com moderno sistema start-stop, que desliga o propulsor automaticamente quando seu uso é desnecessário, além de frenagem regenerativa, capaz de aproveitar a energia desperdiçada no freio e aplicá-la em outras atividades. 

A segurança também  é um ponto forte do modelo da Volvo. O carro conta com sensor de pedestres que ativa o freio automaticamente evitando acidentes, além de possuir sistema anti-colisões. 

Por enquanto, o V40 é apenas um protótipo, mas a expectativa é que ele comece a ser produzido ainda no primeiro semestre de 2012, em Ghent, na Bélgica.

Assim que lançar o carro, a montadora espera vender cerca de 90.000 unidades já no primeiro ano de comercialização. A maior parte das vendas deve ocorrer na Europa.

O V40 chegará por aqui no final desse ano ou no início de 2013.

Por Larissa Mendes de Oliveira


A Volvo anunciou recentemente uma super novidade: 2012 será o lançamento de carros híbridos passíveis de carregamento através de tomadas. Isso mesmo, os veículos da marca serão carregados na energia elétrica e farão até 50 km no modo elétrico, além de 1.200 quilômetros com combustível convencional.

Com essa proposta, a ideia da Volvo é agregar sustentabilidade e economia através da emissão zero de CO2 possibilitada pelo seu motor elétrico. A marca Sueca quer ainda otimizar o desempenho dos carros e diminuir a produção de poluentes até mesmo nos motores movidos a combustão. Mas o resultado das pesquisas, nas quais a montadora tem se empenhado, será visto provavelmente em modelos futuros.

Ao que tudo indica, a plataforma utilizada nos carros elétricos da Volvo será a mesma vista no C30, apresentado no Salão do Automóvel de Detroit, evento de autos que ocorreu em janeiro desse ano.

A iniciativa é de fato sensacional, resta saber se o carro terá um bom desempenho, um consumo adequado e se chegará ao Brasil por um preço acessível. Essas são questões que só serão respondidas com o tempo.

Por Larissa Mendes de Oliveira


O S60 é a aposta da Volvo para o mercado brasileiro em 2011. A montadora planeja comercializar mil unidades do modelo até dezembro.

A confiança da multinacional alemã vem das três novidades que o sedã irá apresentar para o segmento no mercado brasileiro: o ASC (sigla em inglês para Controle Avançado de Estabilidade) e o Detector de Pedestres com Frenagem Automática Completa. Este último, independente do motorista, evita impacto até 35 km/h, graças a um sistema de câmara e radar entre outras tecnologias.

Seguindo a tendência das outras montadoras, a Volvo deixou o S60 com design mais arredondado e aumentou os faróis da frente, que são Bi-xenon Adaptativos.

Apelidado pela montadora de “Atrevido” devido à ousadia do modelo esportivo em ser veloz e ainda manter a segurança e conforto, o S60 tem o valor tabelado em de R$ 169.900.

Por E.S.


Um carro elegante, espaçoso, de porte e com visual clássico. Assim é a Station Wagon V60 da montadora sueca Volvo. Modelo que tradicionalmente agrada quem gosta de carros confortáveis e que possuam bastante espaço. A versão Station Wagon do Volvo V60 já é por si só um carro que desperta bastante interesse e na nova versão que a montadora promete apresentar no Salão de Genebra, o interesse com certeza será ainda maior.

A fabricante divulgou em Genebra que irá apresentar uma versão da V60 que além de híbrida com conjunto de motor a combustão a diesel e motor elétrico de baterias de Ion-Litio de 12 kWh será também Plug-in, sistema de recarregamento direto das baterias através de tomada. A versão da V60, batizada de Plug-in Hybrid, além de espaçosa e elegante, será econômica e ecologicamente correta.

Conforme informações da montadora o modelo está pronto para produção e tem consumo médio de 52,6 Km/l e razoavelmente baixa emissão de poluentes. O propulsor a combustão é um 2.4 Litros com cinco cilindros turbo com capacidade de 125 CV de potência. O modelo terá tração total. Enquanto o motor a combustão sustenta a força das rodas dianteiras, o elétrico que produz 70 Cv mantém a tração nas rodas traseiras. O conjunto mecânico é composto também por câmbio automático de seis velocidades e a autonomia é razoável, podendo rodar até 50 quilômetros somente com o propulsor elétrico em condições normais de direção urbana, de acordo com a fabricante.

Por Mauro Câmara

Fonte: Carro Online





CONTINUE NAVEGANDO: