Segundo declarações do presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores), Jackson Schneider, ao G1 do globo.com, durante participação em reunião do conselho de desenvolvimento econômico e social em Brasília, o efeito do fim do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos veículos, começará a ser sentido a partir do fim de Abril e inicio do Mês de Maio.
O fim deste benefício fiscal ocorreu no inicio do Mês de Abril e ainda não se fez sentir com maior impacto graças aos estoques grandes das concessionárias. Segundo explicações do dirigente, por dia em Abril estão sendo licenciados 13,8 mil veículos, graças ao IPI reduzido. Muitos deles comprados no Mês de Março e licenciados neste Mês. Mas a partir de agora o aumento será inevitável, com a renovação dos estoques, os preços deverão subir para absorver o fim da redução do imposto, o que, segundo o dirigente, não impede que haja ainda algumas promoções em determinadas regiões, cujas concessionárias possuam estoque antigos.
De qualquer forma, tentando atrair os compradores, em uma estratégia de sedução, mesmo com o provável aumento dos preços e para manter o aquecimento do mercado, muitas concessionárias já possuem, antes mesmo do inicio do segundo semestre, modelos 2011 para a venda.
Por Mauro Câmara
Fonte : G1