Carros Elétricos – Pesquisas visam encontrar baterias resistentes e práticas de serem recarregadas

Que o futuro dos automóveis reside nos híbridos e elétricos, e também porque não dizer, o futuro do próprio planeta, isto é um fato que vem se consolidando cada vez mais. Mas como toda nova tecnologia em desenvolvimento, ainda apresenta problemas, principalmente em termos de eficiência.

Como amplamente se debate, o “x” da questão está nas cargas das baterias atualmente utilizadas para manter a propulsão dos veículos. Baseadas em íons de lítio ou níquel, de acordo com especialistas, elas possuem pouca capacidade de carga, além de necessitarem de muito tempo para recarga. As atuais baterias não garantem ainda uma boa autonomia para os veículos e talvez não atendam a demanda que será necessária quando os veículos elétricos forem a maioria no trânsito.

Buscando resolver este problema as montadoras investem em pesquisas e é isso que a Toyota está fazendo em seu centro de tecnologia nos Estados Unidos, pesquisando novas alternativas para substituírem as atuais baterias. De acordo com sites especializados, estudam-se materiais como magnésio e enxofre para a substituição dos atualmente usados, pois os novos teriam uma maior capacidade de armazenamento de energia, o que aumentaria a eficiência dos novos veículos.

Com previsão de que até o ano de 2020 estas novas baterias se tornem realidade, as pesquisas de novas formas de geração de eletricidade para os veículos do futuro por si só representam uma maior conscientização sobre as atuais necessidades do planeta e principalmente o caminho certo a ser trilhado.

Por Mauro Câmara

Fonte: Carro Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.