Em resposta ao Proconve P7, a Mercedes terá seus motores de caminhões e ônibus produzidos no Brasil totalmente equipados com a tecnologia BlueTec 5 (semelhante ao padrão rigoroso EURO 5). Trata-se de um sistema redutor de poluentes e que ainda economiza combustível eficientemente.
A partir de 2012, de acordo com o Proconve P7, todos os caminhões e ônibus movidos a diesel fabricados no Brasil deverão sair de fábrica com a tecnologia SCR (Redução Seletiva Catalítica), que filtra os componentes químicos emitidos pelo motor catalisador do veículo. Esta nova norma exige a redução de 80% nas emissões de material particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio em relação à legislação passada.
No caso do BlueTec 5, é uma solução exclusiva da Mercedes, que foi testada exaustivamente em mais de 50 mil horas em bancos de prova. Foram 8 mil km rodados por ônibus e caminhões de vários tipos, que circularam em todo tipo de terreno, desde asfalto, estradas de terras e até em altas altitudes.
Os executivos da fábrica estão otimistas e garantem que os motores de seus veículos estão ainda mais robustos e duráveis com a nova tecnologia.
Fonte: Mercedes-Benz
Por Dorcas Rosicler