Os carros de passeio também terão, a partir do final de 2014, o sistema operacional Android. Esse sistema do Google, que está presente em mais de 80% dos smartphones agora também fará parte de automóveis como o Audi, Honda, Hyundai e GM.
O Andoid, que dominou todo o universo de tablets e dispositivos móveis de modo geral, está dando um passo além e apostará no comércio de carros. A organização lançou o Open Automotive Alliance (OAA), uma união com as marcas aqui citadas para que seus veículos possam, ainda neste ano, usufruir a tecnologia do Sistema Operacional do Google.
Esse anúncio acontecerá antes da CES, Consumer Electronics Show, que será em Las Vegas, EUA, e que é uma das maiores feiras de tecnologia de todo o mundo.
A empresa também selou um pacto de aliança com a empresa de chips NVidia, pois também será desenvolvido processadores de primeira linha para os automóveis. Sem contar que o uso do Android em carros de passeio aumentará ainda mais o sucesso desse sistema operacional já tão conhecido no mundo.
Da mesma forma que ocorre com outros gadgets, o Sistema Android a ser instalado nos carros fará com que aplicativos possam ser criados e disponibilizados na loja virtual. São muitas as vantagens que esse serviço irá proporcionar para esfera dos automóveis que, a cada ano, precisa se reinventar para atrair mais clientes.
Outro ponto a favor do Android será a sua facilidade em termos de conexão. A música do smartphone, por exemplo, poderá tocar assim que o passageiro adentrar no veículo. Esse sistema operacional, com efeito, pode aproveitar o GPS do carro e oferecer dados para os mapas.
Enfim, dentro de tantas possibilidades, o Google sabe que tem muita coisa a ser feita, afinal suas rivais começaram a trabalhar com carros antes da empresa.
Essa estratégia tem tudo para funcionar.
Por Juan Wihelm
Foto: Divulgação