A VolksWagem – VW – definitivamente se esmera quando o assunto é qualidade no desenvolvimento de carros que levam a marca da empresa, e todo este esmero foi reconhecido através do ganho de nota máxima do Inmetro para o VW Up!
Desde que passou pelo teste do Latin NCAP o VW Up não deixou dúvidas quanto suas potencialidades no que tange segurança e, para garantir que o modelo é um grande competidor com os modelos já existentes no mercado, ele acaba de conseguir do Inmetro a maior nota de qualidade quanto ao consumo de combustível.
Para chegar nos parâmetros que garantiram a nota de qualidade ao VW Up, foram realizadas avaliações em versões distintas, porém, ambas com motor 1.0. Por meio dos testes realizados foi possível apurar que o km/l é maior, se usado gasolina no abastecimento.
Mais precisamente, o km/l das versões que usam transmissão manual de cinco marchas é de 9,5 km/l quando usado etanol para abastecimento. Já quando usado gasolina o automóvel realiza em media 13,75 km/l .
Já o Up! I-Motion de câmbio automatizado de cinco velocidades apresentou alto índice de proximidade com os dados apurados no cambio manual, apresentando 9,5 km/l com abastecimento com etanol e 13,6 km/l se abastecido com gasolina.
Como diretrizes comparativas foram usados modelos como o UNO (modelo FIAT) e o Renault Clio, sendo que o UNO foi considerado o mais consumista em comparação ao VW Up. O Renault, entretanto, se mostrou superior ao UP da VW, com conceito máximo em todas as categorias na qual foi testado. No teste realizado no Renault foi possível apurar consumo de 10 km/l abastecido com etanol e 15,1 km/l abastecido com gasolina nas versões sem ar condicionado.
A previsão de chegado do VW UP às concessionárias é para Fevereiro e o preço estimado para vendas é partir dos R$ 25 mil.
Por Jaime Pargan
Foto: divulgação