Cuidados com o Carro no Verão

  

  

Confira os cuidados que deve ter para manter seu carro em bom estado no verão.

O nosso veículo é uma das coisas mais valiosas, não é mesmo? Como todas as coisas importantes e valiosas, você deve ter cuidados especiais para com o seu carro em todas as épocas do ano, principalmente no verão. Sabe quais são os motivos para cuidar mais do seu carro no verão? Quer saber quais atitudes tomar em relação a essa calorosa estação? Para essas e outras respostas, confira esse post que preparamos especialmente para você e seu carro!

Confira os principais cuidados para se ter com o seu carro durante o verão

Com o início dessa estação tão quente, o seu veículo tende a precisar de ainda mais cuidados cotidianos. Maresia, sol forte, calor e os riscos de enchentes são os pontos que mais devem preocupar o dono do carro. Porém, outros pontos também merecem atenção, muitas vezes antes dessa divertida estação chegar.


Manchas na lataria

Uma maneira importante para proteger o seu carro dos possíveis danos causados pelas temperaturas é aplicar cera automotiva pelo menos uma vez por mês, assim seu carro terá uma camada super protetora. Outro ponto para se atentar são as possíveis manchas na lataria causadas por árvores frutíferas e fezes de passarinho, tenha sempre em mãos uma garrafinha de água para livrar-se das sujeiras e, consequentemente, dessas possíveis dores de cabeça.

Possíveis amassados na lataria

Quando estiver frequentando locais movimentados, como praias e clubes de piscina, atente-se ao lugar que for estacionar. Procure locais com menos fluxo de pessoas e carros para garantir que ninguém encoste no veículo e provoque um amassado na lataria.

Danos causados pela maresia

Se você mora na praia, ou já passou um tempo em lugares praieiros sabe quais são os efeitos causados pela maresia. Para se precaver de corrosão no motor e no carro em si, é importante fazer uma lavagem com produto anti-óxido, dando uma atenção especial a parte de baixo do carro, que é onde os efeitos da maresia se agravam. Também deve-se deixar de lado produtos que tenham em sua composição óleos, materiais alcalinos e outros materiais que tenham petróleo na composição.

  

Bancos do carro

Há maneiras inteligentes e práticas para cuidar dos bancos do seu veículo. Não é apenas o sol que pode causar danos aos assentos, pessoas com areia no corpo, por exemplo, podem acabar danificando os bancos do carro. Uma maneira de precaver esses acontecimentos é a utilização de capas de proteção durante esse período de calor e férias.

Caso os bancos do seu automóvel sejam de tecido, um dos principais cuidados para manutenção é a limpeza dos bancos: passe aspirador de pó nos bancos, sempre de dentro para fora e com as portas abertas a fim de circular o ar e dispensar a sujeira para fora do carro.

Após aspirar os bancos, utilize produtos específicos para limpeza completa, outra forma é utilizar detergente de roupas em uma esponja macia e úmida. Após esses procedimentos, mantenha as portas do carro abertas por, no mínimo, 30 minutos.

Manutenção no ar-condicionado do carro

É praticamente impossível deixar de utilizar o ar-condicionado durante o verão. Mas para que o seu uso não prejudique quem está o utilizando, é importante trocar o filtro do aparelho. Tente fazer essa troca em média a cada 20.000 quilômetros corridos mais ou menos, dependendo da utilização do carro e do ar-condicionado.

Manutenção dos pneus

Em decorrência do calor, os pneus tendem a murchar e se desgastar ainda mais depressa. Por isso, para garantir a sua segurança e a de quem está no seu carro, calibre semanalmente os pneus de acordo com as orientações do fabricante do veículo.

Por Carolina B.

Carro e sol

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *