Hyundai HB20 e HB20S – Problema no Freio e Recall




Problema atinge veículos produzidos entre os anos de 2016 e 2018.

Devido a um problema nos freios, a Hyundai Motor Brasil informou e convocou no dia 29 de março de 2018 (quinta-feira) um recall de 6.737 veículos dos modelos HB20 e HB20S que haviam sido fabricados entre os anos de 2016 (janeiro) e 2018 (fevereiro).

Estão envolvidos nessa campanha apenas modelos que possuem o motor 1.0 Turbo e que o câmbio é de transmissão manual de 6 marchas. Os 6 últimos dígitos dos Chassis que estão envolvidos são de 561697 a 870541.


A empresa informou que em alguns casos pode ocorrer um certo ressecamento da válvula de contr. de vácuo do servo freio, caso seja exposto a altas temperaturas de um componente próximo.

Os carros que estiverem com esse problema podem estar fazendo um barulho parecido com de um assovio, vindo do motor, além desse barulho o motorista pode notar ainda uma oscilação de marcha lenta, que será percebida através da indicação mostrada no ponteiro do RPM localizado no painel, no momento em que o motorista estiver conduzindo o veículo, além de um certo endurecimento do pedal do freio por conta da redução do vácuo do sistema de asst. de frenagem. Esse endurecimento pode causar um aumento do tempo e de distâncias das frenagens e decorrente desse aumento, podem acontecer acidentes com danos físicos e com danos materiais ao motorista, aos passageiros e a terceiros.

O que foi dito pela montadora é que o freio vai continuar funcionando, mesmo com esse problema, porém, nesses casos o condutor vai precisar fazer um esforço extra para conseguir parar totalmente o carro.


Por conta desse problema a Hyundai solicitou que fosse interrompido o uso do veículo imediatamente e que os condutores o levem até a concessionaria mais próxima, caso perceba o ruído, a oscilação na marcha ou o endurecimento dos pedais.

Caso o condutor perceba algum desses problemas e precise levar até uma concessionária, a inspeção e substituição das peças, caso seja necessário, deverá durar mais ou menos 30 minutos. Caso não seja preciso trocar a peça, será aplicado um isolante térmico sobre ela.

Os proprietários do veículo devem realizar o agendamento do serviço gratuito em alguma concessionária Hyundai Motors Brasil.

Caso o condutor tenha alguma dúvida em relação a como proceder, ele deverá entrar em contato através do telefone 0800 7703355, no período das 8 horas até às 20 horas, de segunda a sexta feira e aos sábados entre 9 e 15 horas.

Para obter mais informações, além de entrar em contato pelo telefone, o proprietário também poderá acessar o site, através do link https://www.hyundai.com.br/servicos/recalls.html.

Esse ano, as versões dos dois veículos ficaram cerca de R$ 1.965,00 mais caros. A montadora reajustou os valores de toda a linha do HB20 e de seus derivados. Além disso, as duas versões terão Edição especial em comemoração à copa do mundo de 2018.

A edição especial ainda não tem preço definido, mas já se sabe que ele será disponibilizado em 4 versões diferentes e todas elas serão baseadas na configuração da versão Comfort Plus. A carroceria será sedã ou hatch e o motor será 1.0 com câmbio manual ou 1.6 com câmbio automático.

Os diferencias dessa versão especial será a oferta multimídia blueMedia que virá com TV Digital, uma opção que não é oferecida nas versões comuns.

Também virá com itens como vidro elétrico, chave tipo canivete c/ acionamento para abrir e fechar os vidros, sensor traseiro, volante com acendimento automático, regulagem de altura e regulagem de profundidade.

No design não mudou muita coisa, as novidades ficam por conta de um logotipo da copa localizado no para-lamas, bancos em couro, rodas de liga leve com aro de 15” de diâmetro na cor grafite e alguns itens presentes na versão premium.

Rosângela Rodrigues



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *