CNH Digital é aceita em todo o Brasil




A CNH Digital já está disponível e sendo aceita em todo o território nacional.

Há pouco tempo foi divulgado o e-título (título de eleitor digital) para ser utilizado nas próximas eleições.

Agora é a vez da CNH Digital que desde meados de março já está disponível para os motoristas. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabeleceu um prazo para que todos os estados aderissem à nova carteira de habilitação até dia 1º de Julho.


No entanto, a CNH Digital já está disponível e sendo aceita em todo o território nacional. O estado do Rio de Janeiro era o único que faltava para aderir a esta nova fase de digitalização eletrônica de CNH.

Motoristas com CNH Digital

Os motoristas brasileiros, aos poucos, vão começando a se adaptar a essa nova tecnologia digital e a adesão segundo a Serpro está em uma crescente. Conforme foi anunciado, cerca de pouco mais de 110 mil motoristas já possuem esta nova versão digitalizada.

Os três estados que possuem o maior número de motoristas com a CNH Digital são Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo, respectivamente.


Como receber a Carteira Nacional de Habilitação Digital?

Se você é motorista habilitado com a CNH, independente da sua categoria e tem interesse em digitalizar seu documento e não ter mais preocupações com esquecimento ou perda, veja o que precisa fazer para aderir ao digital.

Primeiramente, verifique no verso de sua CNH se existe o código QR ou QR Code como é popularmente chamado. Este código já está sendo implantado desde maio de 2017, caso tenha renovado após este período é bem possível que sua habilitação já tenha este código.

Se possuir o código impresso, basta apenas cadastrar no site do Denatran do seu estado e confirmar o QR. Caso não tenha na sua CNH, você deverá verificar junto ao Detran e fazer a solicitação pessoalmente.

É obrigatório ou opcional?

Ainda não se tornou obrigatório o uso da CNH Digital, no entanto, é uma opção adicional para agilizar todo o processo. A vantagem em possuir a CNH digitalizada é que você pode consultar diretamente no celular, a economia de impressão para o estado e a agilidade para apresentar a documentação, além disso, será mais um passo para o uso da tecnologia e unificação dos documentos emitidos no Brasil em um só local.

O risco de perdas ou desgastes do material impresso é muito menor, além de não precisar mais emitir uma segunda via e ter que pagar taxas.

Não tenho a CNH Digital, vou ter que pagar alguma taxa?

Sim, porém esta taxa não é fixa, cada estado determina o valor a ser cobrado dos motoristas. Por este motivo, antes de solicitar a CNH, verifique junto ao Detran do seu estado os valores das taxas para a emissão do documento digital.

CNH digital será mais segura?

Sim, todos os documentos que são digitalizados possuem certificados de autenticidade e possuem todos os requisitos de segurança que seu documento impresso tem atualmente.

A CNH vai facilitar a vida dos motoristas?

Se não tomar mais multas por esquecimento, perda ou roubo do documento é uma vantagem?

Sim, vai facilitar a vida de muitos motoristas em todo o país. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 162 diz: que conduzir o veículo sem o documento da CNH é passível de multa, a infração é gravíssima, onde receberá 7 pontos em sua carteira e a multa a ser paga é de R$ 880,41.

A partir de agora com a CNH Digital estes riscos acabaram. Caso for surpreendido em uma blitz da polícia rodoviária basta apenas mostrar a CNH digital direto do seu aparelho celular.

A carteira é mais fácil de esquecer do que o celular, não é mesmo?

Achou interessante este artigo, conhece algum motorista esquecido? Compartilhe e mostre essa novidade para ele!

Por Marcio Ferraz

CNH Digital

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *