A Hyundai ainda não divulgou os dados técnicos da segunda geração do ix25. Sabendo-se que a estreia está programada para a segunda metade de 2019, podemos esperar que os dados técnicos estejam disponíveis somente no lançamento.
A montadora coreana Hyundai, do alto de seus 52 anos de história, surpreendeu muita gente ao apresentar a segunda geração de seu ix25 (conhecido no Brasil como Creta). O modelo é fabricado desde 2014 (tendo iniciado a produção no Brasil em 2016), não sendo comercializado na Europa. A primeira geração foi comercializada entre os anos de 2015 e 2019. A segunda geração começará com o modelo 2020.
Diferenças mais visíveis
A aparência da segunda geração do Creta/ix25 poderia causar polêmica caso a montadora decida adotar o novo visual em todos os países onde opera. Seus faróis têm um posicionamento diferente do tradicional, ficando mais “abaixo” do que o que é comum de se encontrar nos SUVs. A parte superior do “farol” ficará responsável pela iluminação diurna, com uma linha em LED.
Temos uma grade frontal que lembra muito a grade do Hyundai Palisade, sendo grande e tendo acabamento cromado. O SUV ganhou uma aparência mais “redondinha” com seu capô arredondado e comprido.
Traseira
A traseira tem um ar futurístico. É tão futurístico que lembra um carro-conceito. Mas a montadora coreana afirma que o modelo apresentado já é o que vai para as ruas. A traseira tem uma linha horizontal que atravessa o porta-malas. A linha se acende, mas não por completo, pois as luzes estão localizadas apenas nas pontas e no meio.
Abaixo dessa linha há as lanternas. Elas têm um formato que lembra muito o formato dos faróis.
Interior
O interior dos modelos da segunda geração terá uma aparência moderna e limpa. Há uma enorme tela na vertical (que lembra os modelos da Tesla). Essa tela tem uma integração com o console central, formando uma única peça que vai até a parte inferior do console. Essa tela possibilitou uma aparência “limpa” do painel, que agora só apresenta um botão: o de partida do motor.
A parte interior ainda traz outros detalhes que dá ao carro a cara da próxima década: a de 2020. O volante não pode vir sem paddle-shifts (as famosas “borboletas”) em plena década de 2020! A mesma coisa podemos afirmar sobre os freios de estacionamento (freios de mão), que agora são eletrônicos. Outro detalhe interessante desse SUV é a possibilidade de escolher o tipo de terreno, dando a dica de que a Hyundai construiu um SUV com capacidade off-road.
Motor e dados técnicos
A Hyundai ainda não divulgou os dados técnicos da segunda geração do ix25. Sabendo-se que a estreia está programada para a segunda metade de 2019, podemos esperar que os dados técnicos estejam disponíveis somente no lançamento. O primeiro país a conhecer a segunda geração será a China.
Os modelos já lançados do ix25 têm versões de motor de 1.6 L aspirado com 125 cavalos (93 kW) de potência com câmbio automático ou manual de seis marchas. Também há o motor de 1.4 L turbo com 130 cavalos (97 kW) de potência e transmissão do tipo automatizada com dupla embreagem e sete velocidades. Tomando como base os motores que já existem e sabendo-se que a Hyundai vem lançando seus novos modelos com motores melhorados, podemos esperar que a segunda geração tenha, no mínimo, essa mesma configuração.
Lançamento em outros países
Para os outros países asiáticos há uma previsão do lançamento da segunda geração do Creta para o ano de 2020. Nesses países o SUV terá a versão de 5 lugares e receberá uma variação com 7 lugares no ano de 2021.
A Hyundai Brasil pode seguir uma linha diferente no modelo que será vendido no Brasil. Se a montadora seguir a estratégia usada no HB20, poderemos ver uma renovação mais completa para a segunda geração, pulando essa “reestilização”