Toyota Ultra-Compact BEV – Carro Elétrico para Idosos





O novo veículo pensado na população idosa tem algumas características especiais para atender a este público. Ele deverá ser comercializado em 2020, primeiramente no Japão.

As principais novidades do mercado automotivo estarão presentes no Salão do Automóvel de Tóquio, que será aberto ao público na próxima sexta-feira, 25. Um dos principais lançamentos é o Ultra-Compact BEV da Toyota. O carro elétrico foi projetado pensando na mobilidade da população idosa.

Afinal de contas, a Toyota já se consolidou como uma marca preocupada com a mobilidade urbana e a redução da emissão de gases poluentes.




Sendo assim, o novo veículo tem algumas características especiais para atender a este público. Ele deverá ser comercializado em 2020, primeiramente no Japão, para coincidir com os Jogos Olímpicos que, no próximo ano, serão sediados no Japão.

Confira algumas das particularidades do novo Ultra-Compact BEV:

  • Tem somente dois assentos;
  • Atinge até 60 km/h;
  • Autonomia elétrica de até 100 km;
  • Vendas a partir do final do primeiro semestre de 2020 no Japão.

Carro foi pensado para atender o aumento da população idosa.


Portanto, o carro elétrico da Toyota foi pensado para não ocupar muito espaço nas movimentadas ruas do Japão e ainda atender à população idosa. Isso porque a taxa de pessoas com mais de 65 anos é considerada alta no país. Para se ter uma ideia, 28,4% da população residente no Japão tem 65 anos ou mais.

Enquanto isso, no Brasil, esse mesmo público representava 10,5% da população em 2018, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

No Brasil não há idade máxima para dirigir. Pessoas acima de 65 anos devem apenas atender à exigência de renovação periódica de três em três anos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio de exames médicos.

Foi justamente pensando no conforto dos idosos na direção que a Toyota projetou o Ultra-Compact BEV. Isso porque com a tendência de envelhecimento da população nos países, é possível intuir que eles continuarão fazendo parte da classe trabalhadora, ativos e com potencial de consumo no mercado de trabalho.

Apesar de haver mercado também no Brasil, a Toyota ainda não anunciou se fará a venda do Ultra-Compact BEV em terras brasileiras.

Outro detalhe que deixa muitos consumidores curiosos é o preço do novo lançamento da Toyota. Entretanto, a multinacional não anunciou o valor do novo veículo.

Carros elétricos são tendência no Salão do Automóvel de Tóquio

Por isso, os apaixonados por carros devem ficar atentos aos anúncios do Salão do Automóvel de Tóquio. O evento será aberto nesta quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24, para a imprensa internacional.

Logo mais, na sexta-feira, 25, o evento automotivo será lançado ao público em geral. O Salão do Automóvel de Tóquio será encerrado apenas no dia 4 de novembro.

Outras marcas também trarão lançamentos seguindo a linha de veículos elétricos. Eles são movidos a motores elétricos em vez de combustível fóssil, que tem alta concentração de carbono, aumentando assim os índices de poluição.

Portanto, os veículos elétricos são classificados como ecológicos, pois não emitem gases poluentes e ainda são mais silenciosos que os motores movidos a combustíveis fósseis.

Apesar de todas as vantagens, os veículos elétricos ainda não são populares devido à baixa escala de produção, preço e dificuldade de recarga.

A própria Toyota, que viu nos veículos elétricos um forte nicho de mercado num futuro próximo, está projetando estações de recarga para atender a seus consumidores que queiram migrar para esta tecnologia.

Toyota é uma das líderes mundiais de vendas de veículos

Aliás, a Toyota revolucionou o mercado automotivo com o próprio sistema Toyota de produção, com eliminação de perdas, e com os lançamentos frequentes.

A sede da empresa fica em Toyota, na província de Aichi, no Japão, e hoje é considerada a líder mundial na venda de veículos elétricos e híbridos.

Fundada em 1937, a multinacional bateu o recorde de 9 milhões de veículos vendidos em 2016 em todo o mundo. No Brasil, a Toyota tem fábricas instaladas em São Bernardo do Campo-SP, Idaiatuba-SP e em Sorocaba-SP.

Por Maria Gizele da Silva

Toyota Ultra-Compact BEV

Toyota Ultra-Compact BEV

Toyota Ultra-Compact BEV

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *