Toyota Raize – Novidades, Lançamento no Brasil

O novo Toyota Raize será um SUV compacto produzido no Brasil, sendo lançado por aqui somente em 2021.

Conheça o potencial do modelo Raize:

O novo modelo da Toyota é irmão gêmeo do Daihatsu Rocky apresentado no Salão de Tokio. Foi construído a partir de uma plataforma específica para mercados emergentes.

Trata-se de um novo SUV que será fabricado no Brasil pela Toyota. Imagens foram divulgadas a partir de um vazamento de informações.

O próprio Toshio Shibagaki, gerente do departamento do estilo da Toyota, comentou que esse novo modelo é como um irmão gêmeo do Daihatsu Rocky.

Ambos os SUVs possuem um leve parentesco.

Tecnologias similares:

O Toyota Raize é parecido com o Daihatsu Rocky. As únicas diferenças estão na grade dianteira e nos faróis auxiliares instalados no para-choque localizado na parte da frente.

O Raize adotou o estilo proposto pelo SUV maior RAV4 (grade trapezoidal e o logo da marca posicionado acima e forma da grande). Já o Rocky possui uma grade dianteira hexagonal e o logo posicionado dentro.

As linhas de capô, teto, portas laterais e traseiras são exatamente iguais. Os faróis (led com luzes de posição), lanternas traseiras e as rodas de liga-leve aro 17 unidades são as mesmas. Enquanto o Rocky foi exposto para o público no Salão de Tokyo, as maiores informações e detalhes mais específicos do Raize chegaram até o público a partir de materiais vazados.

Ambos os modelos, Rocky e Raize, são fabricados a partir da plataforma DNGA, uma variação simplificada da TNGA (é a base para os modelos Corolla, Prius, RAV4 e demais tipos de automóveis).

Os SUVs possuem um formato compacto (3,99 m de comprimento), além de possuir 1,62 de largura e 1,69 m de largura.

Dentro do modelo Rocky, há, ainda, espaço interno para as pernas e cabeças dos ocupantes.

Para efeitos de comparação entre Rocky e Raize:

*Peculiaridades do modelo Raize:

A distância para ambos é apertada para cinco ocupantes, três atrás e dois na frente.

Somente quatro pessoas podem ocupar o carro sem maiores problemas.

A plataforma DNGA é modular, o que pode significar que a Toyota aumentou a distância entre-eixos do carro. É o mesmo caso da VW e o T-Cross nacional em relação ao Europeu. Apesar de não diminuir o aperto lateral da cabine, melhora a sensação de espaço na totalidade.

O acabamento do interior possui alguns detalhes avermelhados nos bancos. Apesar disso, são detalhes simples, assim como o Rocky (uso do plástico no painel e nos bancos de tecido e portas).

O Raize possui uma central multimídia flutuante compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, ar-condicionado, volante multifuncional, frenagem de emergência automática, auxiliar de mudança de faixa e um provável dispositivo de segurança como ESP.

Em relação ao powetrain, o Raize japonês possui 98 cv de potência com câmbio automático CVT e um motor 1.0 de 3 cilindros. No Brasil, não existe esse modelo de motor. Então, a Toyota poderia usar modelo 1.3 e 1.5 (mesmo caso do Yaris).

A apresentação oficial dos dois modelos deve acontecer no dia 5 de novembro. Por ora, somente o Rocky foi apresentado como protótipo. Posteriormente, inicia-se a comercialização dos dois modelos. Já o Raize nacional deverá chegar ao mercado do Brasil somente no ano de 2021.

Nesse ano de 2019, a corporação Toyota anunciou o valor de R$ 1 bilhão para ser investido na fábrica de Sorocaba (SP) para a produção de um novo modelo.

Conclusão:

A indústria do automóvel está aprimorando a tecnologia cada vez que lança novos modelos e coleta feedbacks dos usuários e clientes.

Aprimora pontos falhos, melhora pontos positivos e oferece mais praticidade, conforto, segurança, comodidade e facilidade no uso dos novos modelos.

Trata-se do progresso tecnológico alinhado com um bom design e uma boa experiência em dirigir.

Por Felipe Gruetzmacher

Compartilhe

Posts Recentes

Os melhores carros para escolher em 2023

O início do ano sempre traz grandes novidades para quem acompanha o mercado de automóveis,… Leia Mais

Nova Ford Ranger Raptor 2023 na Argentina

Argentinos já tiveram anúncio da nova Ranger Raptor 2023, já no novo design, com facelift.… Leia Mais

Bateria híbrida da CATL promete autonomia de mais de 500 quilômetros

A bateria híbrida terá a sua composição baseada em sódio e lítio, e promete maior… Leia Mais

Nissan Versa 2023 vai abolir de vez o câmbio manual

O Sedã começará a ser vendido ainda em novembro e contará ainda com carregador wireless… Leia Mais

Proprietários de carro elétrico terão desconto no IPTU em São Paulo

Projeto de lei entrará em vigor em breve e o desconto no IPTU será para… Leia Mais

Os melhores carros populares para comprar em 2022

Confira o ranking dos top 3 carros populares de 2022 com melhor custo benefício Já… Leia Mais