Toyota Raize – Novidades, Lançamento no Brasil





O novo Toyota Raize será um SUV compacto produzido no Brasil, sendo lançado por aqui somente em 2021.

Conheça o potencial do modelo Raize:

O novo modelo da Toyota é irmão gêmeo do Daihatsu Rocky apresentado no Salão de Tokio. Foi construído a partir de uma plataforma específica para mercados emergentes.

Trata-se de um novo SUV que será fabricado no Brasil pela Toyota. Imagens foram divulgadas a partir de um vazamento de informações.




O próprio Toshio Shibagaki, gerente do departamento do estilo da Toyota, comentou que esse novo modelo é como um irmão gêmeo do Daihatsu Rocky.

Ambos os SUVs possuem um leve parentesco.


Tecnologias similares:

O Toyota Raize é parecido com o Daihatsu Rocky. As únicas diferenças estão na grade dianteira e nos faróis auxiliares instalados no para-choque localizado na parte da frente.

O Raize adotou o estilo proposto pelo SUV maior RAV4 (grade trapezoidal e o logo da marca posicionado acima e forma da grande). Já o Rocky possui uma grade dianteira hexagonal e o logo posicionado dentro.

As linhas de capô, teto, portas laterais e traseiras são exatamente iguais. Os faróis (led com luzes de posição), lanternas traseiras e as rodas de liga-leve aro 17 unidades são as mesmas. Enquanto o Rocky foi exposto para o público no Salão de Tokyo, as maiores informações e detalhes mais específicos do Raize chegaram até o público a partir de materiais vazados.

Ambos os modelos, Rocky e Raize, são fabricados a partir da plataforma DNGA, uma variação simplificada da TNGA (é a base para os modelos Corolla, Prius, RAV4 e demais tipos de automóveis).

Os SUVs possuem um formato compacto (3,99 m de comprimento), além de possuir 1,62 de largura e 1,69 m de largura.

Dentro do modelo Rocky, há, ainda, espaço interno para as pernas e cabeças dos ocupantes.

Para efeitos de comparação entre Rocky e Raize:

*Peculiaridades do modelo Raize:

A distância para ambos é apertada para cinco ocupantes, três atrás e dois na frente.

Somente quatro pessoas podem ocupar o carro sem maiores problemas.

A plataforma DNGA é modular, o que pode significar que a Toyota aumentou a distância entre-eixos do carro. É o mesmo caso da VW e o T-Cross nacional em relação ao Europeu. Apesar de não diminuir o aperto lateral da cabine, melhora a sensação de espaço na totalidade.

O acabamento do interior possui alguns detalhes avermelhados nos bancos. Apesar disso, são detalhes simples, assim como o Rocky (uso do plástico no painel e nos bancos de tecido e portas).

O Raize possui uma central multimídia flutuante compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, ar-condicionado, volante multifuncional, frenagem de emergência automática, auxiliar de mudança de faixa e um provável dispositivo de segurança como ESP.

Em relação ao powetrain, o Raize japonês possui 98 cv de potência com câmbio automático CVT e um motor 1.0 de 3 cilindros. No Brasil, não existe esse modelo de motor. Então, a Toyota poderia usar modelo 1.3 e 1.5 (mesmo caso do Yaris).

A apresentação oficial dos dois modelos deve acontecer no dia 5 de novembro. Por ora, somente o Rocky foi apresentado como protótipo. Posteriormente, inicia-se a comercialização dos dois modelos. Já o Raize nacional deverá chegar ao mercado do Brasil somente no ano de 2021.

Nesse ano de 2019, a corporação Toyota anunciou o valor de R$ 1 bilhão para ser investido na fábrica de Sorocaba (SP) para a produção de um novo modelo.

Conclusão:

A indústria do automóvel está aprimorando a tecnologia cada vez que lança novos modelos e coleta feedbacks dos usuários e clientes.

Aprimora pontos falhos, melhora pontos positivos e oferece mais praticidade, conforto, segurança, comodidade e facilidade no uso dos novos modelos.

Trata-se do progresso tecnológico alinhado com um bom design e uma boa experiência em dirigir.

Por Felipe Gruetzmacher

Toyota Raize

Toyota Raize

Toyota Raize

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *