Renovação da CNH pela Internet – Como Fazer



Confira como proceder para solicitar a renovação da CNH pela internet.

Uma das grandes novidades deste início de 2020 está no processo de renovação da CNH, que, também, foi renovado. Deste modo, todos os motoristas poderão efetuar esta mesma renovação via online.

Portanto, todo cidadão que utiliza automóvel, por conseguinte, porte consigo a Carteira Nacional de Habilitação, ou CNH, já tem a chance de efetuar um agendamento em modalidade online no sentido de fazer concluir esse processo de modo integral, sem haver necessidade de se dirigir pessoalmente ao Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran).



Trata-se, em realidade, de um tipo de serviço que permanece disponível no site oficial do Detran, para todos os cidadãos, no seguinte link: detran.sc.gov.br. o procedimento é simples: basta posicionar a flechinha do mouse sobre o ícone que diz “Detran Digita”, para, em seguida, o usuário preencher uma ficha cadastral e optar por uma das solicitações disponíveis.

A partir deste ponto, o sistema, de modo automático, efetua o registro do pedido do usuário e efetiva a emissão da necessária guia de pagamento do valor.



Conforme o que foi disponibilizado pela assessoria de imprensa da instituição Detran, em torno de 600 mil pessoas, todos os anos, recorrem ao serviço, dado que precisam fazer renovar suas carteiras de motorista. Isso é muito importante. Todo cidadão que deixa de cumprir essa responsabilidade cai na ilegalidade, podendo receber pesada multa e suspensão da CNH.

Assim, no sentido de fazer agilizar todo esse processo para renovação da CNH, a partir deste mês de janeiro todo cidadão está dispensado de se dirigir ao Ciretran. Tudo via internet.

Leia também:  Como Avaliar Carro Usado na Hora da Compra

Todo usuário deve, por conseguinte, deverá efetuar a solicitação da guia pessoal, no sentido de realizar a quitação do valor de taxa no boleto. O que não poderá ser realizado via online será o exame médico. Mesmo assim, se abrevia de modo formidável todo o processo presencial, economizando tempo para todos.

A etapa seguinte, após o registro automático da ficha, depois de informado o valor da taxa e a geração da guia de quitação. Em seguida, o mesmo sistema estará agendando, automaticamente, todos os necessários exames. Depois disso, assim que a CNH atualizada estiver pronta, a mesma poderá ser retirada pelo próprio usuário, condutor de veículo, de modo presencial no próprio órgão de trânsito.

Mesmo com a apresentação desta novidade de serviço de atualização da CNH via online, a solicitação presencial está mantida para quem quer que deseje realizar o procedimento de modo tradicional, na Ciretran.

Para mais informações:

Depois que o usuário estiver devidamente cadastrado no site do Detran, cada cidadão estará sendo informado constantemente sobre os demais serviços atrelados a esse. E tudo se dará com muita antecedência, via internet. Isso inclui o seguinte: avisos a respeito do vencimento da carteira de habilitação, entre outros que são disponibilizados no site da instituição, conforme segue:

A CNH definitiva; a 2ª via de CNH; a chamada permissão internacional; a necessária certidão de registro; a certidão de baixa; as necessárias validações das certidões; a concessão de certidão de propriedade e a retirada de certidão de seguro.

Sobre o prazo de renovação:

Para todo cidadão motorista que esteja em idade abaixo de 65 anos o prazo se mantém em cinco anos, no máximo. Se o cidadão está acima dos seus 65 anos, esse mesmo tipo de atualização deve ser realizada de três em três anos. A legislação federal prevê casos em que o prazo é ainda mais curto.

Leia também:  Conheça a nova Mitsubishi L200 Triton 2015

No caso da validade de exame médico vencida, é estabelecido um prazo de até 30 dias para regularização. Caso contrário, em uma blitz, se verificada esta irregularidade, serão adicionados sete pontos na carteira e mais uma multa no valor de 293 reais.

Por Paulo Henrique dos Santos

CNH Digital

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *