Carros elétricos e híbridos estão isentos do rodízio em São Paulo



A Prefeitura de São Paulo, decidiu nessa última segunda feira, dia 11 de maio do corrente ano, um novo sistema de rodízio dos automóveis na capital. Os carros irão circular na cidade, de acordo com o dígito final da sua placa, ou seja, as placas com finais pares, só poderão circular pela cidade em dias pares e os automóveis com as placas de finais ímpares, só poderão circular pela cidade em dias ímpares.

Nesse sistema de rodízio, somente os carros híbridos estão dispensados, podendo esse modelo de automóvel circular por todos os dias da semana e em todos os horários.



Anteriormente, esses modelos de veículo já eram dispensados do rodízio tradicional que era feito limitando a circulação dos carros apenas uma vez na semana e agora, eles foram liberados do sistema de rodízio.

Os automóveis de modelos híbridos são divididos em duas categorias, os modelos plug-in e os modelos híbridos convencionais.



Automóveis híbridos modelos plug-in

Esse modelo de automóvel híbrido se carrega totalmente na tomada, assim como os automóveis que são totalmente elétricos, entretanto, possuem bateria com capacidade de carga maior que os automóveis híbridos convencionais, dependendo da maneira como ele for utilizado, nem será necessário utilizar a gasolina. A autonomia desse modelo de automóvel pode ser de 30 (trinta) a 50 (cinquenta) quilômetros.

Esse modelo de automóvel acaba podendo rodar muito mais tempo, pois são mais potentes que os outros modelos de automóvel híbrido. Alguns exemplos de automóveis desse modelo de automóvel híbrido: Volvo XC40, Volvo XC60 e Volvo XC90.no Brasil, a Volvo também tem os modelos híbridos S60 e S90.

Leia também:  BMW Série 3 340i - Lançamento da nova versão

Automóveis híbridos convencionais

Os automóveis desse modelo possuem um tipo de “circuito fechado” e o carregamento da bateria é feito através do motor a combustão, como por exemplo, os automóveis Prius, Toyota Corolla Hybrid e o Ford Fusion Hybrid. Esses modelos utilizam motor a combustão a gasolina, ou no caso do modelo de automóvel Corolla, que utiliza motor flexível com outro elétrico para que haja a movimentação do automóvel.

O carro funciona de maneira toda elétrica, tendo em vista a necessidade de força que é utilizada. normalmente, o automóvel híbrido funciona de maneira elétrica, tendo o seu propulsor a combustão ativado quando a bateria do automóvel descarrega, ou então quando o motorista pisa um pouco mais forte.

Já os carros elétricos necessitam de cargas na bateria para que eles funcionem, não possuindo motor a combustão. Alguns exemplos desse modelo de automóvel são: BMW i3, JAC iEV40, Renault Zoe e o Nissan Leaf. Esses modelos exigem que fiquem um pouco mais de tempo na tomada, para que seja totalmente carregado, mas, também conseguem ter uma autonomia da bateria muito maior que o outro modelo, indo de 200 (duzentos) a 400 (quatrocentos) quilômetros.

Como funcionará o rodízio emergencial?

A Prefeitura de São Paulo, com essa atitude do rodízio emergencial, espera que o fluxo de automóveis diminua em pelo menos, 50%, desde o decreto nº 59.403, do dia 7 de maio de 2020. Tudo isso será para reforçar as medidas contra o novo corona vírus e, assim, aumentando o isolamento social.

Com o rodízio emergencial, a Prefeitura de São Paulo determina que os veículos estarão proibidos de circular durante todo o dia, qualquer dia e em qualquer horário, porém cabe ressaltar que alguns casos ficam fora desse rodízio emergencial, como por exemplo, os automóveis que prestam alguns serviços que são considerados serviços de cunho essencial, como por exemplo, os automóveis de serviços da polícia, os automóveis de serviços de salvamento, os automóveis de serviços de manutenção de máquina pública e os automóveis que estiverem com os profissionais que trabalham na área de saúde.

Leia também:  Chevrolet Colorado 2015 - Características do modelo que será lançado nos EUA

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *