Os consumidores brasileiros que conseguem comprar o seu carro novo, já sabem que um dos atrativos das concessionárias é o serviço de manutenção oferecido pelas revendedoras aos seus clientes.
Quem compra sabe que poderá contar com um serviço de manutenção e reparos no caso de alguma falha mecânica e que não vai precisar desembolsar um real mais por isto se ele estive coberto pela garantia oferecida pelo fabricante. Mas aí vem a grande dúvida: E depois que a garantia expirar, será que vale a pena continuar na autorizada, mesmo sabendo que os preços cobrados pelas peças e serviços são muito mais caros que qualquer oficina do ramo?
Depois que o sonho de comprar o seu primeiro veículo zerinho na concessionária, o feliz dono acaba tendo que estar consciente de algumas regras. A seu favor, a certeza que o fabricante sempre oferece algum tipo de garantia para o seu produto, até por que não é a intenção que seu cliente compre o seu carro somente uma vez. Mas para que isto seja possível e preciso que o feliz comprador possa cumprir algumas condições. Então lá vem o velho Manual do Veículo que recomenda seguir à risca os prazos de manutenção sugeridos pela marca.
Neste ponto, a coisa ainda não fica ainda tanto complicada. Muitos consumidores ficam “descapitalizados” e acham até uma boa, pois, às vezes, não vão precisar pagar nada se as manutenções periódicas forem seguidas conforme as instruções. Até aí, tudo bem. Ele segue feliz em uma “ lua de mel” com a concessionária.
Entretanto, sabemos que a garantia de um produto não vai durar para sempre e aí, o antes feliz comprador começa a se deparar com um dilema: Quando acabar a garantia, se o carro quebrar ou precisar fazer a manutenção recomendada, será que ele vai ter dinheiro suficiente para cobrir os custos, já que sabemos que os valores cobrados são bem mais elevados.
Se dinheiro não for problema, tudo bem, ele vai ter a certeza que seu veículo estará no local mais adequado. Caso contrário, só resta a alternativa de procurar outra oficina e ai, outro dilema é encontrar um local que seja de confiança. Muitos recorrem aos parentes próximos, amigos ou recorrem à internet para achar uma oficina de confiança.
Alguns especialistas são unânimes em afirmar que o consumidor deve estar consciente de que poderá entrar em uma operação muito arriscada e que, se não for bem planejada, poderá trazer muita dor de cabeça e alguns reais a mais de prejuízo.
Neste ponto, o consumidor deve fazer uma análise criteriosa em relação à sua escolha. Ele deve ter em mente que nas concessionárias todos os profissionais são altamente treinados para lidar com todos os aspectos da manutenção e reparo do seu veículo. Além disto, ele vai ter a certeza de que as peças de reposição são originais de fábrica e que, apesar do custo mais elevado, elas possuem tanto uma qualidade quanto uma durabilidade bem maior.
Se o dono de um carro resolve economizar e resolve levar seu veículo numa oficina não autorizada, ele corre o risco de ter no seu veículo uma peça de procedência duvidosa e de um fabricante desconhecido e que, na maioria das vezes, não ter a mesma resistência e desempenho que a original. Ele deve ter consciência que poderá gastar duas vezes mais para a execução do mesmo serviço. Ai toda a sua economia já foi consumida várias vezes.
Outro ponto a considerar é questão de que nas oficinas fora da rede de concessionarias nem sempre os profissionais possuem um conhecimento técnico adequado e as ferramentas certas para a execução do serviço. Logo, durante a reposição o mau uso pode danificar outras peças e o prejuízo vai ser bem maior.
Estes são alguns dos aspectos a considerar para quem possui um carro que venceu a garantia e o seu dono não sabe se continua a realizar a manutenção na autorizada ou não. Se optar por outro local, ele deve saber do risco que corre e esta oficina deve ser de inteira e total confiança para se evitar muitas dores de cabeça futuras.
O início do ano sempre traz grandes novidades para quem acompanha o mercado de automóveis,… Leia Mais
Argentinos já tiveram anúncio da nova Ranger Raptor 2023, já no novo design, com facelift.… Leia Mais
A bateria híbrida terá a sua composição baseada em sódio e lítio, e promete maior… Leia Mais
O Sedã começará a ser vendido ainda em novembro e contará ainda com carregador wireless… Leia Mais
Projeto de lei entrará em vigor em breve e o desconto no IPTU será para… Leia Mais
Confira o ranking dos top 3 carros populares de 2022 com melhor custo benefício Já… Leia Mais