Confira o que há de novo no Toyota Corolla Cross, lançado no dia 9 de julho, na Tailândia
Na indústria do automóvel, toda novidade causa tanto impacto como em outros setores da mídia. A imprensa brasileira, especializada nesse ramo, estava apostando todas as fichas na possibilidade de a companhia Toyota produzir, na unidade de Sorocaba, Estado de São Paulo, um novo SUV compacto.
Entretanto, os engenheiros da empresa surpreenderam todos os consumidores e especialistas, sendo que a produção, inicialmente, colocou na esteira de montagem o new Corolla Cross, assim intitulado pelos famosos da imprensa estrangeira, consistindo em um tipo de SUV médio, cujo design e estrutura é oriundo do sedã de maior sucesso em todo o território brasileiro.
Os administradores da multinacional estão exibindo suas capacidades, e cartas na manga, em direção ao modelo Jeep Compass, que se tornou líder deste segmento, e ainda ocupa esse lugar, desse a sua estreia no mercado.
O modelo Toyota Corolla Cross segue o design geral da marca, lembrando muito as linhas da já existente RAV4. Ou seja, nenhuma grande inovação estilística neste momento, estando munido de uma miscelânea de acessórios pinçados com cuidado de outras produções da empresa japonesa. Itens:
A sua grade frontal está vazada em formato muito similar às grades da new Hilux, como também do imponente, já citado, RAV4. O desenho do capô possui um contorno bonito, assemelhando-se ao capô da mesma caminhonete citada. Está equipado de faróis muito parecidos com os que aparelham o SUV compacto, CH-R.
Vamos a mais detalhes:
Na lateral do veículo estão instaladas janelas que também fazem recordar as mesmas do modelo RAV4. Com relação às molduras que formam os para-lamas, é fácil perceber a sua base no mesmo RAV4.
No caso das luzes traseiras, pode-se perceber que as mesmas invadem uma parte da tampa do porta-malas, cujo formato está em L, as quais operam via sistema luz LED. As fotos publicadas no site em questão apresentam o modelo em vários ângulos. A parte traseira também é muito similar ao padrão do RAV4, munida de para-choque suplementado de um tipo de aplique, embora, no caso do novo Corolla Cross, essa peça esteja literalmente cromada.
Sobre o processo de produção desse modelo:
O novo Corolla Cross faz parte do projeto de produção na plataforma da cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo, onde a responsabilidade da linha está nas mãos esteira Toyota New Global Architecture, ou TNGA, desenvolvida especificamente para esta unidade da empresa.
Deste modo, o Corolla será mantido em seus padrões funcionais clássicos, cuja montagem se dá na fábrica de Indaiatuba, inteiramente dedicada a esta produção. Os automóveis produzidos pela companhia japonesa estão entre os mais resistentes e duráveis em todo o mundo.
Sobre a composição de aços:
Tal como na série que compõe a Corolla, incluindo o Yaris e o Etios, o new SUV médio será produzido com tipos de aços especiais, além de reforços sobre a estrutura integral, no sentido de entregar os melhores resultados em todos os testes de impacto. Essa resistência e flexibilidade são necessárias em todos os carros, sobretudo na atualidade.