Você sabe quem é a fabricante do Papamóvel?

A história do “Papamóvel” vem desde 1909, quando o Papa São Pio X ganhou do arcebispo de Nova York um Itala, porém, a invenção não agradou, nem a ele, e nem ao seu sucessor Bento XV, pois ambos não usaram. Somente em 1922, o Papa Pio XI inaugurou o carro.

Nessa época, se tornou moda dar carro ao Papa, já que ele era um fã de automobilismo. A febre do momento era ver quem agradava mais a Vossa Santidade.

O tempo passou, passaram o Papa Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e agora temos o Para Francisco. Com isso, muitos veículos vieram, inclusive carros blindados, depois os atentado de 1981, vieram fazer parte dessa coleção.

No ano passado, em novembro, a Toyota doou dois exemplares, modificados, do seu carro movido a hidrogênio para a CBCJ (Conferência dos Bispos Católicos do Japão), onde o nosso atual Papa participava e andou nele, no carro titulado “Mirai”. (Futuro em Japonês)

Agora, um desses dois exemplares está dentro do Vaticano, para a mobilidade da Sua Santidade, o Papa Francisco. Esse Mirai foi presenteado ao pontífice pela CBCJ.

Essa não é a primeira vez que um Papa anda num Toyota, e nem a primeira vez que um Papa anda num carro sustentável. O Papa Bento XVI andou num elétrico, movido a energia solar, substituindo o tradicional veículo que usa combustíveis fósseis. Paulo XVI, Papa entre os anos de 1963 a 1978, andou num Toyota Land Cruiser.

Com a idéia de um mundo sustentável, aprovada e incentivada pelo Vaticano, o Mirai foi lançado em 2014 e teve a sua produção em massa, sendo ele o primeiro Sedã dessa categoria, movido a células de hidrogênio.

Para o abastecimento são necessários apenas 5 (cinco) minutos, 4,5 quilos de hidrogênio garante rodar até 500 (quinhentos) quilômetros. Não tendo nenhuma emissão de carbono, isso mesmo, 0 (zero) partículas de carbono!

O Mirai do pontífice tem 5,1 metros de comprimento e a sua altura foi alterada para 2,7 metros, possibilitando que o ocupante fique em pé. Nessa alteração, o conforto da Vossa Santidade ficou em primeiro lugar.

Ao abrir a porta traseira, do lado direito, um escada articulada, com corrimão, irá ajudar o Papa a subir ou descer do veículo. Ao centro, numa posição mais elevada, a poltrona, onde o Papa Francisco irá ficar. Por possuir apenas barras de metal ao redor, a visão para o público será total, facilitando a visão dos seus fãs e seguidores.

Se caso as visitas e as aparições do Papa for de noite, não tem problema, pois na parte superior das barras laterais, um sistema de LEDs fará a iluminação. A parte visual do Papamóvel, se completa com a bandeira do Vaticano estampada em vidros nas laterais.

O Toyota Mirai original tem aproximadamente 152 cv e 335 Nm de torque e pesa os incríveis 1.850 (hum mil, oitocentos e cinquenta) quilos. Mas não se assuste com isso, pois ele demora apenas 9,6 segundos para fazer, de 0 (zero) a 100 (cem) quilômetros por hora. Na sua velocidade máxima, ele pode chegar a 178 km/h.

O peso dele não seria nenhum problema nas ruas, mas seria algo a si pensar nas rodovias, principalmente nas áreas de serra.

Algo que chama bastante a atenção desse carro é o seu barulho, ele tem um ruído mínimo, pois o sistema da queima de combustível emite um barulho quase “inexistente”.

Não vi em nenhuma pesquisa que o acento do Papa ali no carro seja igual ao original, mas se for, ele tem um sistema de aquecimento. Isso acontece com o acento dos quatro passageiros da versão comercial do Mirai, isso mesmo, na parte traseira não temos lugar para um quinto ocupante.

Algo que fica pecando na popularização desse carro sustentável é que, onde vai abastecer? Na Europa, Japão ou Estados Unidos? Então pare de sonhar em comprar um aqui no Brasil!

Fernando Dias

Compartilhe

Posts Recentes

Os melhores carros para escolher em 2023

O início do ano sempre traz grandes novidades para quem acompanha o mercado de automóveis,… Leia Mais

Nova Ford Ranger Raptor 2023 na Argentina

Argentinos já tiveram anúncio da nova Ranger Raptor 2023, já no novo design, com facelift.… Leia Mais

Bateria híbrida da CATL promete autonomia de mais de 500 quilômetros

A bateria híbrida terá a sua composição baseada em sódio e lítio, e promete maior… Leia Mais

Nissan Versa 2023 vai abolir de vez o câmbio manual

O Sedã começará a ser vendido ainda em novembro e contará ainda com carregador wireless… Leia Mais

Proprietários de carro elétrico terão desconto no IPTU em São Paulo

Projeto de lei entrará em vigor em breve e o desconto no IPTU será para… Leia Mais

Os melhores carros populares para comprar em 2022

Confira o ranking dos top 3 carros populares de 2022 com melhor custo benefício Já… Leia Mais