Toyota Corolla Cross 2021 – Ficha Técnica, Características


O novo SUV da Toyota promete ser uma ótima da opção e será produzido no Brasil.

Os sedans são os clássicos “carros de família”. Durante boa parte do século 20 eles foram vistos como o símbolo máximo do estilo de vida de famílias de classe média. Porém, nos últimos anos, outro segmento de carro vem tomando o lugar dos sedans: são os SUVs. Isso fica evidente ao observarmos que a Ford já está parando de produzir sedans para focar nos SUVs e agora a Toyota está lançando o Corolla em versão de SUV. Trata-se do Corolla Cross 2021.


O novo SUV da Toyota foi anunciado ao mundo na Tailândia e será vendido em vários países do mundo, inclusive com produção no Brasil. No maior país da América Latina o carro será produzido na cidade de Sorocaba – SP, começando em 2021. A Toyota já investiu o equivalente a quase US$ 200 milhões na fábrica de Sorocaba.


Dimensões

O Toyota Corolla Cross não herdou apenas o nome do Corolla clássico. Ele é fabricado sobre a mesma plataforma usada no sedã, a TNGA-C. As dimensões são as seguintes:


Comprimento: 4,46 m


Largura: 1,825 m

Altura: 1,615 m

Entre eixos: 2,64 m

Altura em relação ao solo: 16,1 cm

Essas medidas colocam o Corolla Cross no mesmo segmento do Chevrolet Equinox. O porta-malas tem capacidade diferentes dependendo do uso ou não do estepe. Usando o pneu estepe a capacidade é de 440 litros. Já sem o pneu o carro tem um porta-malas de 487 litros.

Visual

Quem esperava por uma versão menor do Toyota Rav4 se surpreendeu com a personalidade do Corolla Cross. Apesar de o carro ter algumas linhas parecidas com o Corolla sedan, ele tem personalidade própria e agrada os olhos dos entusiastas por novidade. Podemos ver algo familiar nos traços da grade frontal, lembrando outros modelos da Toyota. Porém, tem um desenho totalmente novo.

Para quem gosta daquelas lanternas que invadem a tampa do porta-malas o Corolla Cross é o carro perfeito, pois as lanternas fazem uma invasão à tampa. Dá até para lembrar do novo modelo do Ford Escape, provável rival do Corolla Cross no Brasil.

Interior

No interior o SUV traz componentes que lembram muito sua versão sedan. O SUV traz as mesmas linhas gerais que seu irmão sedã, com o painel sendo mais alto. Muitos detalhes são os mesmos que o sedã, como o painel de instrumentos, central multimídia, volante e comandos do ar-condicionado. A maior diferença que encontramos aqui está no console central, que tem uma área grande para objetos.

Motor

No quesito motor, o Corolla Cross será igual ao sedan. No Brasil o SUV deve vir com motor híbrido de 1,8 L e com o 2,0 L aspirado, com 177 cv. O câmbio será CVT.

Chega ao mercado americano?

Ele estará à venda primeiro na Tailândia, mas acreditamos que este pequeno SUV acabará chegando aos Estados Unidos, visto que a Toyota já entrou com pedido de registro de marca para o nome Corolla Cross no país dos automóveis.

Se o Corolla Cross realmente for para os Estados Unidos, adivinharíamos que também pode oferecer o mais potente motor 2,0 L em linha, com potência de 169 cv (também oferecida em algumas versões do Corolla sedã e hatchback).

Fique ligado para mais novidades sobre o Toyota Corolla Cross e sua possível entrada no mercado do Brasil.

Um pouco sobre o Corolla

Lançado há 54 anos (1966), o Corolla se tornou o carro mais vendido anualmente em todo o planeta já em 1974. Desde lá ele tem sido um dos carros mais vendidos do mundo. Há 23 anos (1997), o Corolla se tornou o carro mais vendido da história da humanidade, ultrapassando o Fusca. Em 2016 a montadora japonesa atingiu a marca de 44 milhões de Corollas vendidos ao longo de doze gerações.

Por Bruno Rafael da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.