Proprietários de carro elétrico terão desconto no IPTU em São Paulo

Projeto de lei entrará em vigor em breve e o desconto no IPTU será para donos de qualquer veículo eletrificado, independente do valor.

Quem possui carro elétrico terá desconto no IPTU em São Paulo

O conhecido como “processo de eletrificação” está acontecendo aceleradamente no mundo. No Brasil, devido aos altos valores em que os veículos 100% elétricos desembarcam nas lojas, o processo está acontecendo de maneira lenta. Para incentivar o mercado da categoria, o governo está implementando medidas de incentivo, como, por exemplo, descontos no IPTU na cidade de São Paulo.

O estado da cidade de São Paulo proclamou, no ano passado, o projeto em veículos elétricos com valores abaixo de R$ 150 mil obteriam desconto no IPTU. Recentemente, o atual prefeito, Ricardo Nunes, afirmou que a bonificação passará a valer para todos os carros elétricos, independentemente do valor.

Durante o Salão da Mobilidade Elétrica, apelidado de “VE Latino-Americano”, o anúncio oficial foi realizado. Segundo o prefeito, o projeto de lei com o desconto do IPTU deverá entrar em vigor dentro em breve em São Paulo. Permitindo dessa maneira, que os donos de veículos elétricos obtenham abatimento no imposto, independente do valor de mercado do carro.

Desconto do IPTU

A eletrificação está acontecendo lentamente no país, como citamos anteriormente, contudo, existem incentivos por parte do governo para o fomento do mercado dos veículos elétricos. Alguns dos incentivos que já estão vigorando pelo Brasil, entre eles, podemos citar alguns estados que proporcionam isenção do IPVA para carros híbridos e elétricos. Os estados com a isenção são: Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Piauí, e Ceará. Já na cidade de São Paulo, desde o ano de 2014 veículos eletrificados têm desconto de cinquenta por cento do IPVA.

Como vai funcionar ?

Os proprietários dos automóveis que se encaixam na isenção terão a possibilidade de utilização de créditos para o abatimento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. O valor a ser creditado seria o equivalente a R$ 3.292,91, valor que varia dependendo do modelo do veículo.

Mercado nacional dos veículos elétricos

A comercialização dos veículos convencionais caíram 22% no primeiro quadrimestre de 2022, quando em comparação com o período homólogo. Já as vendas dos elétricos obtiveram o crescimento de 78%, cerca de 13 mil unidades.

Conforme o pronunciamento do prefeito, a cidade (e o país) ainda tem um longo caminho a percorrer para até conquistar a popularização do acesso aos carros 100% elétricos, contudo, os incentivos serão aplicados justamente para que os primeiros passos sejam dados.

Compartilhe

Posts Recentes

Os melhores carros para escolher em 2023

O início do ano sempre traz grandes novidades para quem acompanha o mercado de automóveis,… Leia Mais

Nova Ford Ranger Raptor 2023 na Argentina

Argentinos já tiveram anúncio da nova Ranger Raptor 2023, já no novo design, com facelift.… Leia Mais

Bateria híbrida da CATL promete autonomia de mais de 500 quilômetros

A bateria híbrida terá a sua composição baseada em sódio e lítio, e promete maior… Leia Mais

Nissan Versa 2023 vai abolir de vez o câmbio manual

O Sedã começará a ser vendido ainda em novembro e contará ainda com carregador wireless… Leia Mais

Os melhores carros populares para comprar em 2022

Confira o ranking dos top 3 carros populares de 2022 com melhor custo benefício Já… Leia Mais

VW T-Cross 2023: o SUV mais vendido de 2022 – ficha técnica, segredos

O ano de 2022 mal começou e para quem gosta de acompanhar os lançamentos no… Leia Mais