Bateria híbrida da CATL promete autonomia de mais de 500 quilômetros

A bateria híbrida terá a sua composição baseada em sódio e lítio, e promete maior durabilidade e custos menores

Com o crescente aumento no preço do lítio, os fabricantes de baterias para veículos elétricos (EVs) têm apostado no uso do sódio como uma alternativa mais barata. Ainda assim, um dos principais problemas desse componente é a sua baixa densidade energética.

Mas a solução para esse problema já está sendo desenvolvida pela CATL, empresa chinesa que ocupa a posição de maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo.

A solução "híbrida" da CATL

A CATL está desenvolvendo uma bateria com uma composição que mistura lítio e sódio, aproveitando as vantagens desses dois componentes e criando uma alternativa mais barata e eficiente.

Segundo Huang Qisen, um dos principais executivos da gigante chinesa, essa será a solução com maior potencial de trazer resultados promissores no longo prazo, enquanto o sódio pode ser uma aposta para o curto prazo.

Devido ao seu custo-benefício, nesse primeiro momento, os propulsores de íons de sódio parecem ser a melhor escolha para veículos elétricos urbanos de menor porte, mais econômicos e com autonomia de até 400 km.

Para o médio prazo, a fabricante já está desenvolvendo uma bateria movida a sódio e lítio, que poderá alimentar veículos elétricos com alcance de até 500 km.

Enquanto a indústria de EVs não assiste à chegada dessa nova alternativa, as que são feitas à base de sódio poderão trazer soluções no curto prazo. Porém, ainda existe o problema da densidade de energia. Mas a CATL já está dando um jeito nisso. Acompanhe!

Sobre as baterias de sódio

A CATL afirmou estar pronta para aumentar em 25% a densidade de energia das suas baterias de sódio e começar a produzir uma que terá 200 Wh/kg. As que são fabricadas atualmente atingem uma densidade de energia de 160 Wh/kg, bem abaixo das células NMC.

Mesmo com a densidade média sendo mais baixa, a sua maior vantagem está na estabilidade térmica que oferece dois importantes benefícios:

  • Recarga mais potente

Cerca de 80% da recarga de um carro elétrico pode ser feita em apenas 15 minutos.

  • Durabilidade

As células de sódio só começam a diminuir a sua eficiência, em média, a partir de 3.000 ciclos, bem além das células de lítio. Em termos práticos, um veículo consegue percorrer 1,5 milhão de km ainda com eficiência.

Quando as baterias "híbridas" serão lançadas?

Os resultados de testes com a bateria híbrida devem ser anunciados pela CATL até o segundo semestre de 2023, quando está previsto começar a produção das que serão feitas de íons de sódio. Contudo, a solução híbrida deve estrear nos veículos por volta de 2024 e 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.