A grande maioria dos proprietários de veículos automotores sabe que a adequada manutenção da calibragem dos pneus influencia muito consumo de combustível pelo veículo, no entanto, muitos desses motoristas não zelam.

Segundo especialistas, o carro com a correta calibragem dos pneus pode ter reduzido seu consumo de combustível em até 20%.

Isso ocorre porque os pneus foram desenvolvidos para terem atrito de uma área específica deles com o solo, que será definida pela correta calibragem, de acordo com o cada tipo de veiculo e respectiva carga.

Caso estejam murchos, os pneus irão precisar de mais força para se arrastar, resultando em um esforço muito maior para o motor, que, consequentemente, irá gastar muito mais combustível e também irá resultar no desgaste mais rápido dos pneus descalibrados.

Devido a todo esse processo, os pneus dos veículos automotores devem ser calibrados, no máximo, quinzenalmente. O ideal é fazer a conferência uma vez por semana.

Uma dica interessante é: todas as vezes que o proprietário do veículo comparecer ao posto de gasolina para completar o tanque, também realize a conferência da calibragem dos pneus. Este hábito ira resultar em uma economia significativa para o próximo abastecimento.

As informações relativas à quantidade de libras dos pneus estão inseridas no manual fornecido pelo fabricante, ou ainda, muitos veículos já possuem tais informações em uma fita adesiva colada na parte interna da tampa do tanque de gasolina. Note como a própria montadora quer associar o habito de  abastecimento de combustível ao hábito de calibrar os pneus.

É importante destacar outro detalhe fundamental relativo à calibragem dos pneus: a segurança. Conforme já mencionado, se os pneus estiverem com as libras abaixo do recomendado (murchos) irá consumir mais combustível, e se estiverem com as libras acima do recomendado (cheios demais), o carro  terá menos estabilidade, que pode resultar em diversos tipos de acidente.

Por Maicon Douglas Rodrigues Arthuso

Foto: divulgação


Seguindo a tendência mundial de lançamentos de produtos ecológicos, principalmente aqueles voltados para o mercado automobilístico, as fabricantes de pneus apresentaram novidades nos últimos dias. Primeiro foi a Pirelli, com a linha Green Performance. Agora é a vez da Continental lançar os pneus ContiPowerContact, exclusivos para a América Latina, que chegam para ajudar na diminuição do consumo de combustível dos automóveis, na redução da emissão de poluentes e dos ruídos, além de uma aderência superior à concorrência, segundo afirma a marca alemã em seu site.

Ele é produzido com um misto de borracha sintética e natural, juntamente com composto de sílica, para diminuir o desgaste. Outra novidade é que o PowerContact promete uma alta quilometragem, com cerca de 70 mil quilômetros, e tem dois indicadores que mostram ao motorista quando o pneu não apresenta mais boas condições e necessita ser trocado, além de possibilitar uma melhor frenagem em pisos molhados, diminuindo os riscos de aquaplanagem.

A nova linha será oferecida para os aros 13, 14, 15 e 16, para os carros de passeio, e deverá custar 3% a mais que os pneus convencionais da Continental. Eles terão garantia de seis meses ou 10 mil quilômetros rodados.

Por André Gonçalves





CONTINUE NAVEGANDO: