A Volkswagen divulgou recentemente que o compacto aventureiro Cross Up! teve a melhor nota de reparabilidade do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) entre todos os modelos já avaliados. É importante recordar que este índice, que verifica o tempo e o preço de reparo dos veículos, é utilizado por seguradoras e influencia no valor do seguro e no custo de revenda dos veículos.

O Cross Up! conseguiu nota 10, classificação única na escala de 10 a 60, onde 10 é a classificação mais qualificada possível. Este resultado é o melhor nas categorias completas no ranking geral deste ano. Ele ultrapassou o Up! convencional, que liderava até então como o modelo com custo inferior de reparabilidade com a nota 11.

Além do Up! alcançar a melhor nota comparando os hatches compactos e hatches compactos off-road, a Volkswagen afirmou também que a Saveiro foi a mais qualificada entre as picapes e o SpaceFox, o mais qualificado no ramo de station wagon compacta. A lista total do ranking deste ano ainda não foi disponibilizada pelo Cesvi.

Mostrado para a imprensa há pouco mais de um ano, o Up! está presente no mercado do Brasil em carroceria de duas ou quatro portas. É o automóvel pioneiro de entrada produzido no Brasil a conseguir cinco estrelas no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. O modelo conseguir a classificação de cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas na proteção para crianças, sendo o resultado mais qualificado da categoria.

A estrutura completa da carroceria foi produzida para absorver a energia do impacto, onde cada parte da carroceria precisa possuir determinado valor de resistência e rigidez. O Up! possui 75% de seu peso composto por aços especiais, que possuem distintos graus de resistência, de acordo com a necessidade. O modelo possui o motor 1.0 três cilindros de 75 cv com gasolina a 82 cv com etanol.

Por Felipe Couto de Oliveira

Volks Cross Up!

Volks Cross Up!

Fotos: Divulgação


A Volkswagen, famosa montadora alemã, que há anos produz carros que rodam em todo o mundo e que desde a década de 50 faz os brasileiros se apaixonarem pelos seus modelos inovadores, propõe mais um lançamento para o fervoroso mercado de carros do Brasil.

Depois do UP! fazer sucesso entre todos os segmentos de classe do país, a VW anunciou nesta semana que lançará o Cross Up!. Para os conhecedores de carros, podemos dizer que esse fato demorou a acontecer, haja vista esse tipo de modelo fazer sucesso no mercado brasileiro.

Foto: divulgação

Percebe-se um forte aumento da preferência das pessoas pelos Cross aventureiros, uma vez que dão um ar de maior robustez, resistência e força.

Contudo, a VW, também anunciou que o seu modelo Cross UP! terá poucas inovações em relação ao UP! convencional. O carro continua com o mesmo motor 1.0 pertencente ao modelo comum. Pouco mais de 86 Cv de potência podem ser extraídos desse propulsor, em rotação máxima.

Além disso, pouco se percebe de mudança, mesmo na parte exterior do carro. O Cross UP! ganhou uma grade que cobre o para-choque e dá uma maior impressão de modernidade ao carro.

Outra inovação se deve ao fato do carro ter ganho uma espécie de capa plástica pouco acima das caixas de roda. Além do mais, um friso de plástico, que se inicia nas portas dianteiras e termina nas portas traseiras, foi inserida no veículo e leva o nome “Cross Up!” cravado em sua superfície.

Foto: divulgação

As cores também não serão radicalmente mudadas. A VW preferiu manter mais tradicionalismo no modelo e os veículos não terão mais que um branco, preto ou cinza.

Outro fator que chama atenção diz respeito à frente do veículo. No modelo, a VW abandonou o seu aspecto de “frente universal”, ou seja, aplicar a todos os veículos da marca uma frente idêntica, a fim de dar familiaridade aos carros da marca.

Por Daniel Alves





CONTINUE NAVEGANDO: